Na hora de auxiliar os filhos pequenos nas lições de casa, muitas vezes é relatado que a criança aparenta ter uma certa "preguiça" ou "bloqueio" na hora de fazer os deveres de matemática. Essa dificuldade em lidar com números e operações é um distúrbio chamado discalculia e pode trazer danos posteriores se não diagnosticado corretamente.
Veja Também: Quem estuda engenharia precisa entender de matemática?
O que é este distúrbio?
A discalculia é um distúrbio que afeta diretamente a aprendizagem das crianças, em que elas apresentam dificuldade para identificar sinais matemáticos ou resolver as operações básicas, mesmo sendo simples. O problema ainda é muito pouco conhecido no Brasil, entretanto pode prejudicar seriamente a vida escolar do aluno.
Segundo a fonoaudióloga Bianca Queiroga "é normal que as crianças tenham certa resistência com matemática, mas com a discalculia, mesmo com uma boa oportunidade pedagógica e ensino adequado, o aluno continua com muita dificuldade no processamento da informação". Além disso, Bianca complementa que muita das vezes a discalculia está associada a dislexia.
Diagnóstico
Apesar de não ser tão simples, seu diagnóstico pode ser feito através de neuropediatras, psicopedagogo e fonoaudiólogos. É importante destacar que a discalculia não possui cura, mas sim tratamento. Quando identificada e tratada por um especialista, a criança consegue lidar com os conceitos matemáticos, tanto dentro de sala como na vida cotidiana.
"Esses distúrbios de aprendizagem e outros transtornos requerem um diagnóstico multidisciplinar porque, ao contrário de outros problemas, não há um marcador ou teste específico para identificá-los. Nós realizamos algumas testagens com várias metodologias, alem de solicitar um inquérito escolar e pedagógico da criança para entender essa dificuldade em diversos cenários", explica a neuropediatra do Hospital de Restauração Adelia Henriques.
Para saber mais sobre a discalculia e dicas para identificar se seu filho possui realmente essa dificuldade, acesse o portal da Dislexia, que conta com explicações detalhadas.
LEIA MAIS
Veja Também: Quer ser 10 em Matemática? Confira dicas de jovens que gabaritaram o Enem
Fonte: NE10