Engenharia 360

Como funciona um túnel de vento? | 360 Explica

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/08/2015 | Atualizado em 22/02/2021 2 min

Como funciona um túnel de vento? | 360 Explica

por Redação 360 | 28/08/2015 | Atualizado em 22/02/2021
Engenharia 360

Ensaios em túneis de vento constituem uma ferramenta confiável para a determinação dos efeitos de cargas de vento sobre estruturas de construção civil, como edifícios, pontes, torres, coberturas, telhados, cabos, chaminés, treliças e outros. Sua aplicação está diretamente relacionada às situações que exigem informações com maior exatidão e confiabilidade ou quando o conhecimento a respeito das cargas de vento recai sobre condições que fogem às previstas nas normas técnicas, tal como a NBR 6123:1998.
Os ensaios em Túnel de Vento realizados com modelos em escala reduzida são importantes para:

  • Aumentar a confiabilidade e a efetividade da construção e, também, reduzir os custos de projetos estruturais.
  • Permitir a avaliação da influência de outras edificações e coberturas do solo próximas sobre a construção analisada. Neste ponto, é importante assinalar que as construções em grandes metrópoles estão geralmente situadas em zonas de alta densidade de edificações.
  • Permitir um estudo mais eficiente sobre a ventilação dos ambientes internos e, portanto, otimizar a distribuição dos espaços para o melhor conforto ambiental.
  • Avaliar a qualidade do ar interior em relação à dispersão de poluentes e contaminantes.
túnel de vento em teste

Além disso, podem ser desenvolvidos e aplicados novos métodos de ensaio em túnel de vento que atendam a demandas específicas de outras áreas como, por exemplo, o setor de petróleo e gás, que necessita investigar experimentalmente, por meio de modelos, os efeitos causados pelo vento em plataformas de petróleo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para atender a estas e outras demandas, o IPT possui e opera um Túnel de Vento de Camada Limite Atmosférica capaz de realizar ensaios que reproduzem as diferentes condições de escoamento próximo à superfície e que visam garantir a confiabilidade de equipamentos, estruturas e componentes sujeitos a cargas de vento.

Leia também: É possível estocar vento?

Fonte: IPT

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo