Recentemente, uma afirmação da presidente Dilma Rousseff durante uma entrevista coletiva na ONU (Organização das Nações Unidas) chamou atenção de muitos brasileiros.
Na ocasião, ela disse que o País não possui tecnologia para 'estocar vento', mencionando o fato de utilizar a energia eólica em substituição às hidrelétricas. Essa declaração virou piada na internet, mas deixou muita gente curiosa. Afinal, é possível estocar vento?
Segundo uma publicação da agência Fapesp, de Londres, e publicada na Revista Samuel, sim! Tanto que esse é um plano futuro da União Europeia e tem sido pesquisado e testado por especialistas da Universidade de Birminghan.
O processo consiste em utilizar ar resfriado para gerar energia. Segundo os profissionais envolvidos no estudo, é um método simples, no qual setecentos e dez litros de ar resfriado a menos de 196 graus Celsius geram um litro de ar líquido, que pode ser estocado e expandir em contato com fontes térmicas. Assim, a expansão do ar permite converter a energia mecânica em energia elétrica.
Ou seja: é um processo de resfriamento e reaquecimento do ar, que será empregado na engenharia de transportes (aumentar a eficiência de motores) e indústrias de pequenas cidades. A eficiência esperada é de 60 a 80% em longo prazo. Como o vento não tem uma frequência para ser captado, os pesquisadores visam utilizar a energia proveniente de fontes intermitentes, como a solar e a eólica.
A tecnologia para estocar vento não agride o ambiente, já que o dispositivo apenas captura o ar. Essa é uma opção para evitar a intermitência e problemas na geração da energia elétrica, já que a energia eólica é inesgotável e não gera resíduos e poluentes.
Ainda segundo a Fapesp, o governo do Reino Unido disponibilizou 8 milhões de euros para os testes desse novo procedimento. É previsto que haja uma opção comercial de estocagem de ar líquido em meados de 2018.
Um vídeo do canal BBC explica uma forma parecida com esse plano dos europeus. O vento é estocado em uma caverna por meio de tubulações de máquinas, gerando energia em lugares onde não há ocorrência desse fenômeno.
Confira o vídeo de como estocar vento:
//https://www.youtube.com/watch?v=1NSZjBAJudo
VER COMENTÁRIOS