Fitas isolantes são tipos de fitas especiais projetadas para isolar componentes elétricos, impedindo a condução de corrente e prevenindo choques e curto-circuitos. Geralmente elas são feitas de materiais plásticos não condutores, apresentando características importantes, como elasticidade, resistência ultravioleta e mais. Neste texto do Engenharia 360, vamos explorar esse acessório que contribui para garantir a segurança de instalações elétricas. Confira!
Utilizações das fitas adesivas
As fitas adesivas são grandes aliadas dos profissionais eletricistas e entusiastas da elétrica. Elas são usadas em quase todas as instalações elétricas, desempenhando, como dito antes, um papel crucial na segurança e funcionalidade dos sistemas elétricos. Por exemplo, a isolação de fios e cabos (proteção contra curtos-circuitos e choques) e de materiais condutores (prevenção de contatos indesejados), identificação de diferentes tensões, fixação de conjuntos de cabos (organização) e prevenção de incêndios por sobrecarga.
Veja Também:
Quais as cores utilizadas para fiação elétrica?
O que é e como calcular a bitola de fiação elétrica?
Tipos de fitas isolantes
Claro que nem todas as fitas isolantes encontradas no mercado são iguais. Cada uma delas apresenta suas características e indicações de aplicações de acordo com os fabricantes. Veja três exemplos:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
1. Fita Básica (P22)
Esse tipo de fita é perfeito para pequenos reparos dentro das residências. Ela é mais fina (cerca de 0,13 mm de espessura), econômica, feita de PVC, suporta temperaturas de até 70 graus Celsius e 750V, tem boa memória elástica, e exige menos camadas para isolação.
2. Fita Intermediária (P42)
Essa fita também é bastante usada em residências, mas ainda em comércios e pequenas indústrias (leves). Ela possui maior espessura (0,15mm) e melhor aderência, suporte temperaturas até 90 graus Celsius e 750V, e proporciona um nível de proteção mais robusto do que a fita básica.
3. Fita Profissional (P44)
Para completar esta lista, o tipo de fita adesiva mais robusta e resistente. Ela é perfeita para aplicações industriais e pesadas, ou seja, ambientes altamente exigentes. Possui maior espessura (0,18mm) e melhor aderência, suporta temperaturas até 90 graus Celsius e 1000V, e garante máxima segurança e durabilidade.
Dicas para escolha de fita isolante
- Vale destacar que a escolha de uma fita isolante vai depender de vários fatores.
- Recapitulando: tipo de instalação, tensão de fios e condições de ambiente, como exposição à luz solar, à água, etc.
- A resistência à tração é crucial, pois a fita não pode se deformar sob pressão. Deformações comprometeriam a isolação elétrica, tornando a fita ineficaz.
- E se podemos dar uma dica final, opte por fitas de PVC de alta qualidade, para garantir, de fato, durabilidade e segurança.
Tipos adicionais de fitas isolantes
Todas as fitas isolantes citadas nos tópicos anteriores são consideradas 'comuns'. Mas existem outros tipos que oferecem soluções específicas para determinadas aplicações e que gostaríamos de citar neste texto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fita de autofusão
Essa fita é ideal para reparos em mangueiras e cabos que conduzem fluidos automotivos (a exemplo de água, ar e óleo), mais isolamentos elétricos e fixações. Ela se adere muito bem a diversos materiais, como metal, plástico, madeira e couro). Resiste até mesmo a certos produtos químicos.
Em testes, ficou provado que tem boa durabilidade, não expondo a parte condutora do cabo mesmo sob altas temperaturas. Mas, detalhe, precisa ser aplicada em calor (a fita se funde ao material, criando uma camada protetora e isolante).
Fita isolante de alta tensão
Já essa fita é mais reforçada, oferecendo elevada resistência a cargas elétricas e desgastes físicos. Na prática, ela é usada em emendas e terminações de cabos (baixa, média e alta voltagem), isolando tensões de até 69 mil kV. A recomendação é aplicação sobre várias camadas, protegida por uma camada de fita isolante comum.
Em testes, ficou provado que essa fita tem alta resistência à abrasão, produtos químicos e intempéries. Possui excelente aderência e flexibilidade. Por isso, é indicada para ambientes úmidos e com alta exposição à luz solar.
Fita isolante líquida
Para completar, queremos citar essa "fita" surpreendente. Ela é composta por materiais isolantes dissolvidos em solventes, que após a aplicação e evaporação dos solventes, formam um filme isolante sólido quando seca. Trata-se de uma solução super versátil para ambientes de difícil acesso e componentes delicados sob altas temperaturas e vibrações. É capaz de fazer isolamento e proteção de componentes eletrônicos (cabos e barreamentos) e circuitos expostos à água (até 6500V com uma espessura de 1mm).
Veja Também:
Fontes: Mundo da Elétrica, EngeHall, BLOG TEKSIN.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.