Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Tudo o que você precisa saber sobre logística e o seu desenvolvimento mundial

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 26/02/2016 5 min

Tudo o que você precisa saber sobre logística e o seu desenvolvimento mundial

por Engenharia 360 | 26/02/2016
Copiado!

5-dicas-para-tornar-a-gestao-de-transporte-e-logistica-uma-vantagem-competitiva547-636x424-blog-da-engenharia

+ O que é Logística?

O termo Logística, é a forma de organização das empresas e pessoas para os processos de transporte, armazenamento, estocagem, buscando a economia com redução de custos e aumento da produtividade.
O termo logística é usado desde antigamente, até mesmo nos momentos Antes de Cristo, e que vem sendo usado e otimizado a cada instante. Antigamente, as pessoas tinham dificuldades para transportar materiais de alimentação, das plantações etc., e fez com que métodos pudessem ser inseridos na vida das pessoas para reduzir os trabalhos desnecessários. Após a guerras mundiais e com a invenção da máquina á vapor na revolução industrial, métodos para melhorar os desenvolvimentos dos produtos foram se tornando mais requisitados e atualmente isto é contínuo, pela necessidade da qualidade nos produtos, nos processos e do trabalho braçal, que por sinal, vem sendo reduzido pela tecnologia dentro da logística.

+ Áreas de atuação

Nesta área, o campo é amplo, proporcionando variedades e escolhas concretas para a especialização, como:

  • Transporte;
  • Estoque;
  • Armazenagem;
  • Processamento de pedidos;
  • Manuseio e matérias;
  • Embalagem.

Envolvendo também: Planejamento e coordenação de atividades logísticas; Gerenciamento de redes de distribuição; Gerenciamento de processos de compras; Gerenciamento de estoques; Gerenciamento de serviços aos clientes; Otimização de sistemas empresariais.

+ História da Logística

0,,20948587-EXH,00-blog-da-engenharia
Antes de Cristo, a logística era utilizada pelos homens que plantavam alimentos e matavam animais para sobrevivência. Nessa época, o nome logística não era conhecido, mas na prática a logística já era usada pelos homens. O estoque era utilizado por produtores que armazenavam alimentos para não perde-los nos tempos de seca ou chuva. O transporte esteve presente quando ocorria troca de mercadorias entre homens como arroz pelo feijão, leite pela água etc. Com o tempo, a necessidade da melhoria foi crescendo pelo aumento das transportações, como nas guerras mundiais que precisavam estar prevenidos com estoques de armamentos, munições e alimentações para os guerreiros daquela época, pelos deslocamentos que era realizado. Pelo excesso da atividade logística, os homens eram sobrecarregados e assim, dificuldades aconteciam nesses processos, gerando falhas nas atividades da organização.
Com a tecnologia, os processos foram analisados e melhorados de acordo com a necessidade, onde entrou o Sistema da Informação, Just in Time, etc. Hoje, a logística é primordial para qualquer empresa que se preocupa com o consumidor final e com sua lucratividade, pois todo transporte, estocagem, armazenagem e principalmente a qualidade, faz parte do processo inteiro de logística.
VOCÊ JÁ FOI COMPRAR UM PRODUTO E NÃO ENCONTROU NA LOJA?
Exatamente, muitas vezes nos interessamos por um produto fabricado em outro país, mas quando vamos á loja não encontramos. E agora? A culpa é de quem?
Geralmente, o processo logístico não foi feito corretamente, por parte da empresa, ou do fornecedor, atacadista, transporte ou até mesmo da produção. Todo esse ciclo faz parte da logística, que obtendo qualquer falha, pode resultar em vários problemas e insatisfações de clientes. É necessário que a logística seja executada de forma geral, ou seja, seja globalizada, de acordo com a necessidade de cada local, e com a limitação de cada região, mas buscando sempre a eficiência.

+ Desenvolvimento Logístico

A logística globalizada é um assunto importante para qualquer pessoa e organização, pela rotatividade econômica que gera nas empresas, nos países e no mundo. Uma empresa que executa com qualidade seu processo logístico, certamente tem um belo padrão de fidelidade com o cliente, sendo do fornecedor ao consumidor final. Atualmente, as organizações se preocupam com a chegada do produto e com os desejos de seus compradores, buscando “matar o desejo” do cliente, e também buscando a redução dos custos e do sucesso produtivo. Por exemplo: Na cidade de João, os habitantes gostam de refrigerante com bastante gás. Portanto, poucas indústrias percebem esses desejos que os clientes preferem.
Então, é necessária que a indústria faça pesquisas e em várias cidades para distinguir os desejos de seus clientes e assim, fazer que o produto seja consumido suprindo a satisfação e ao mesmo tempo, fazendo os processos necessários para produção e para o processo logístico. Enfim, fabricar um produto na qual o consumidor não se sente satisfeito, faz com que alguns processos seja desperdiçado. Vamos usar o mesmo exemplo: Após analisar a satisfação dos habitantes da cidade de João, a produção focou em adicionar mais gás no refrigerante, mas vem uma questão: Será que tem matérias-primas que são utilizadas mas que o cliente não perceba? Será que eu posso substituir uma matéria-prima e adicionar o gás? Posso economizar na produção e no transporte de fornecedores?
Com a necessidade do desenvolvimento logístico, um dos fatores que é imprescindível nessa etapa é a exportação, pois a logística é o processo que manuseia a movimentação desses produtos e serviços. É certo que alguns procedimentos precisa ser analisado antes de qualquer decisão, como as documentações, públicos-alvo, modos de divulgação, taxas, modos de transporte etc. Os transportes desses produtos precisam ser bem articulados e detalhados, dentro de todo processo produtivo para que a exportação seja feita corretamente e o mercado global aconteça para a organização.

+ Mercado Global

O mercado global atualmente está presente em diversas empresas, que por sinal, realizam pesquisas para evitar custos e desperdícios. Por ser um mercado mais amplo, é necessário verificar diversas culturas, costumes, preferência do cliente etc. No entanto, o mercado globalizado vem auxiliando no crescimento econômico, sustentável, comunicativo, produtivo com o uso da logística para realizar tarefas que, traz benefício as organizações, países e ao mundo se executado dentro dos padrões de determinada sociedade. Outros fatores são analisados também para um sucesso do mercado global, é o caso dos investimentos, licenciamento e Joint-Ventures, que são soluções para redução de custos, caso algum país tenha alto custo de exportação, mas que também gere alguns riscos.
Investimentos: É necessário verificar a moeda do país e a procura de determinado produto no local;
Licenciamento: Citamos as franquias, que é uma marca onde diferentes empresários pode comandar a razão social, podendo melhorar na lucratividade ou até tornar seu concorrente;
Joint-Ventures: É a junção de marcas ou serviços para reduzir custos na exportação, mas requer um risco imenso, mas que também pode gerar forças para o avanço do sucesso com o auxílio da logística.
Ambas necessitam de excelentes comunicações, para que o “divórcio” não aconteça.

+ E a crise?

como-vencer-a-crise-blog-da-engenharia
 
Nesta época, em meio á crise mundial, o desenvolvimento logístico também vem sendo afetado por está causa que, contamina quase todas instituições, indústrias e comércios, diminuindo os processos, os lucros, os desenvolvimentos e aumentando os custos e o desemprego. A logística é afetada, pois ela depende das demandas, os processos, da situação da empresa, do objetivo da empresa. Claro que alguns ramos no mercado, a crise não afetou ou que a contaminação foi reduzida, como em drogarias e laboratórios, produtos de alimentação, problemas de saúde etc.

+ Meio ambiente

Além de gerar custos, a logística também gera problemas relacionados ao meio ambiente, prejudicando a natureza, o ar que respiramos, as conservações etc. Um processo de logístico que tem como preocupação a preservação do meio ambiente, está bem reconhecida pela sociedade e como resultado, supri maiores demandas e sucesso dentro do mercado. Projeto sustentáveis também são favoráveis para melhorar a visão do mercado e dos consumidores, que cada vez estão supervisionando as empresas que praticam processos favoráveis para o meio ambiente. Dois processos que prejudicam bastante a natureza é a produção e o transporte, que gera desconfortos á sociedades e aos trabalhadores, caso a logística não aconteça corretamente. Por fim, o Meio Ambiente também faz parte do desenvolvimento da Logística.
96419a8c-3961-48ba-9a56-706b83bb7cb2
 

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários