Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia Eletrônica

por Denilson Valadares | 20/09/2016
Copiado!

A Engenharia Eletrônica é uma subdivisão da Engenharia Elétrica, voltada para o desenvolvimento de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos. Pode-se dizer que ela está presente em quase tudo o que nos cerca: comunicações, transporte, sistemas computadorizados, controle de processos, entretenimento, segurança, automação predial e industrial, indústria de eletrodomésticos e equipamentos médicos, entre outros.
Se você tem dúvidas ou curiosidade sobre a área, esse post traz tudo o que você precisa saber a respeito.

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

O que faz um engenheiro eletrônico?

Ele é o responsável por estudar a viabilidade, assim como a fiscalização e a execução de obras e serviços técnicos relacionados à dispositivos eletrônicos e pode trabalhar tanto no comércio quanto na indústria, seja com eletrodomésticos, seja nos setores automobilístico, têxtil, alimentício ou agrícola. É o responsável por projetos que vão desde imensas redes de comunicação até minúsculos circuitos.
O profissional pode atuar no desenvolvimento, instalação e manutenção de dispositivos e sistemas eletroeletrônicos, com especificação e venda técnica, fiscalização de produtos e instalações, consultoria, gerenciamento de processos industriais, perícia técnica, pesquisa e ensino superior e também com suporte técnico.
Além das competências técnicas, esse é um profissional dinâmico, em constante atualização e que deve ter capacidade de trabalhar em equipe, gostar de tecnologia e ser curioso.

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Como é o mercado de trabalho?

Por ser uma área com amplas possibilidades de atuação, o mercado demanda um bom número de profissionais, especialmente em regiões com grande concentração de indústrias, comércios e empresas do setor. Atualmente, a escassez de profissionais com formação qualificada resulta numa enorme carência de engenheiros para atuarem em áreas de tecnologia. A desaceleração pode acontecer, como em outras carreiras, em períodos de crise.
ferramentas-eletrônica

Como é o curso?

O curso tem duração de 5 anos no período diurno, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. A Mauá oferece uma formação que, além de fortemente alicerçada nos conceitos fundamentais da Engenharia, permeia e entrelaça as áreas de telecomunicações, sistemas computacionais, eletrônica embarcada e automação de processos industriais. Embora científica e tecnológica, a formação também prima pelos aspectos humanísticos e sociais que tornam o profissional um elemento de atuação diferenciada para a sociedade. Além disso, a Instituição conta com parcerias com empresas renomadas como GS1, Itaú e Globo e acordo de Study Abroad com a Waterford Institute of Technology,  diferenciais de peso na hora de escolher onde estudar.

Copiado!

Comentários