Essa matéria foi feita especialmente para quem está pensando em cursar Engenharia de Alimentos, mas ainda tem dúvidas. Nós explicamos o que faz o profissional, como é o mercado de trabalho e, claro, como é o curso.
O que faz um engenheiro de alimentos?
O engenheiro de alimentos é o profissional que atua em todos os setores da cadeia produtiva de alimentos, ou seja, na produção, conservação e processos de alimentos, de bebidas e da indústria agrícola.
Os setores de atuação podem ser bem diversificados: na linha de criação, produção, pesquisa e desenvolvimento de gêneros alimentícios, no planejamento, gerenciamento e otimização de processos, no controle de qualidade, na segurança alimentar, nas vendas, no contato com profissionais da área, em busca de otimizar toda a cadeia produtiva e supervisionar o uso adequado de tecnologias, equipamentos e sua manutenção.
Ele também pode ser o responsável por consultorias, fiscalização e perícias técnicas, além de atuar nas áreas Comercial e de Marketing de Produtos e Ingredientes.
Como é o mercado de trabalho?
A indústria de alimentos é a segunda que mais emprega no País e também uma das áreas com maior carência de profissionais qualificados. O setor é um dos que menos sofre com crises econômicas, o que acaba sendo um diferencial e atrativo para os profissionais. A própria amplitude das possibilidades profissionais é uma vantagem da área.
Como é o perfil do estudante?
Considere fazer o curso se:
- Você gosta de Matemática, Física, Química, Biologia e Bioquímica
- É proativo, tem espírito empreendedor e gosta de trabalhar em equipe
- É curioso, gosta de inovação e de estudar
Como é o curso?
O curso é oferecido no período diurno, tem duração de 5 anos e envolve matérias como Matemática aplicada, a Termodinâmica e a Físico-Química, e também matérias diretamente relacionadas aos alimentos, como a Nutrição, Bioquímica e Microbiologia. Biotecnologia, Técnicas de Manipulação, Armazenamento e Conservação de Alimentos, e conceitos de Economia e Administração são outros exemplos de matérias que estão presentes na grade curricular.
O curso de Engenharia de Alimentos oferecido pelo Instituto Mauá de Tecnologia oferece um intenso programa prático, realizado nos diversos laboratórios didáticos e de pesquisa, de plantas de processamento de alimentos em pequena escala. Dispõe, ainda, de uma instalação semi-industrial com capacidade para simular a obtenção de diversos produtos, de forma similar a uma indústria de alimentos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO