Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia Civil

por Luciana Reis | 20/09/2016
Copiado!

Gosta de Engenharia Civil, mas ainda tem dúvidas sobre fazer ou não a faculdade na área? Para ajudar, nessa matéria nós explicamos o que faz um engenheiro civil, como é o mercado de trabalho e também como é o curso.
construction-project-management

O que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil atua com os projetos, no gerenciamento e execução de obras, em suas diferentes etapas e detalhes, assim como na construção e reforma de estruturas como edifícios, casas, estradas, rodovias, pontes e barragens e até mesmo das redes elétricas, hidráulicas e de saneamento.
Cabe ao engenheiro civil a projeção das fundações necessárias na construção, além da seleção dos materiais, projeção de prazos, cuidado com a segurança e qualidade das obras e emissão de laudos técnicos.
Em especial nas construções de edifícios, as atividades do engenheiro civil e do arquiteto são complementares. Enquanto o arquiteto atua principalmente na fase de concepção do projeto, preocupado com a estética e a distribuição de espaço, o engenheiro atua no cálculo da estrutura e no controle da tecnologia dos materiais utilizados.

Civil-Engineering-Job-Description

Campos de Atuação

Construção Civil: construções em geral, de casas, de edifícios, obras industriais e construção pesada; desenvolvimento de tecnologias de materiais de construção; desenvolvimento de equipamentos para a construção civil; gerenciamento e gestão de obras civis.
Estruturas: desenvolvimento de projetos de estruturas diversas aplicadas à construção civil em geral; projeto de estruturas de concreto armado e protendido; projeto de estruturas de aço e metálicas; projeto de estruturas de madeira.
Geotécnica: desenvolvimento de projetos e implantação de fundações e obras de terras para apoio de estruturas diversas aplicadas à construção civil em geral.
Recursos Hídricos e Saneamento: desenvolvimento de projetos e construção de obras de adutoras, regularização de rios e canais, drenagem urbana, estações de tratamento de água e de esgoto, emissários submarinos, obras portuárias, barragens de usinas hidrelétricas, gerenciamento de recursos hídricos.
Transportes: projeto e construção de rodovias, ferrovias, aeroportos, navegação fluvial e marítima, sistema metroviário, logística de transporte, economia de transporte.

civil

Como é o mercado de trabalho?

Esse é um mercado que sofre reflexo direto do contexto econômico do País e do setor da construção, com momentos de grande demanda por profissionais e momentos de pouco recrutamento. Ainda assim, é uma área com boas oportunidades e na qual vale a pena investir, devido a sua diversidade.
Em geral, espera-se que o profissional esteja apto para atender obras tão distintas quanto um edifício residencial, uma ferrovia, um aeroporto, uma usina hidrelétrica, uma rede para serviços de telecomunicações ou o sistema de saneamento básico de uma cidade, além de todas as obras de infraestrutura urbana e interurbana.
 

Como é o curso?

O curso tem a duração de 5 anos no período diurno e em 2017 o Instituto Mauá de Tecnologia dá a opção aos candidatos de escolherem a duração dos cursos de Engenharia Noturno, em 5 ou 6 anos, com a mesma carga horária total e conta com estágio e trabalho de conclusão obrigatórios. É indicado para quem é estudioso, gosta de novos desafios e de identificar e resolver problemas.
Além das matérias elementares da Engenharia, como Matemática, Física, Informática e Química, é possível destacar os seguintes assuntos presentes na matriz curricular, com variações conforme a universidade: Arquitetura e Urbanismo, Introdução à Sociologia Urbana, Resistência dos Materiais, Sistema de Esgotos, Concreto Armado, Pontes, Hidrologia, Materiais de Construção Civil e Mecânica das Estruturas. Também fazem parte do currículo temas relacionados à Administração e Economia.
O curso de Engenharia Civil da Mauá desenvolve um currículo abrangente, que confere ao graduado plena capacitação para seu desenvolvimento profissional, qualquer que seja a área específica de atuação em que venha a atuar.

Copiado!

Comentários