Engenharia 360

Nova tecnologia promete mega otimização de sistemas solar fotovoltaico e solar térmico

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/09/2022 3 min

Nova tecnologia promete mega otimização de sistemas solar fotovoltaico e solar térmico

por Redação 360 | 14/09/2022
Engenharia 360

Nestes últimos anos, vimos um aumento significativo no interesse da população mundial – incluindo os norte-americanos e ingleses – por soluções de energia renovável, como a solar. Pensando nisso, a empresa britânica Naked Energy se propôs a investir em um modelo de engenharia ainda mais eficaz do que as alternativas de sistemas que conhecemos. Seus técnicos se perguntaram “Por que não gerar energia e calor ao mesmo tempo?”. Assim surgiu a ideia do tubo coletor solar!

Olhando para o potencial dessa ideia, a nova lei climática e a lei de redução da inflação americana, a empresa ELM Companies, especialista em armazenamento de energia e micro redes dos Estados Unidos, está financiando o projeto para distribuir no mercado produtos térmicos solares e térmicos fotovoltaicos. E entra nesta equação esses tubos a vácuo solar. Veja a seguir!

tubo a vácuo - aquecimento e geração energia
Imagem reproduzida de Silicon Republic

Conhecendo a tecnologia dos tubos a vácuo solar

Esses tubos que citamos antes, ideia da Naked Energy e chamados no mercado de VirtuPVT, são formados de duas camadas de vidro com um vácuo no meio, mais ou menos parecido com uma garrafa térmica. Eles podem ser combinados à tecnologia solar fotovoltaica e à solar térmica. Por fim, o conjunto, contendo placas absorventes inclinadas no ângulo ideal, pode ser instalado em telhados inclinados, telhados planos e em fachadas de edifícios – é a Arquitetura aproveitando, ao máximo, a luz do sol para a geração de energia.

tubo a vácuo - aquecimento e geração energia
Imagem reproduzida de
tubo a vácuo - aquecimento e geração energia
Imagem reproduzida de WISELIVING
tubos a vácuo solar - aquecimento e geração energia
Imagem reproduzida de CicloVivo

Aliás, a saber, esses tubos a vácuo solar são indicados para edifícios com alta demanda de calor, como residências multifamiliares, fábricas e hotéis.

Principais vantagens

Claro que você pode estar se perguntando “Por que adquirir também esses tubos junto do sistema fotovoltaico ou solar térmico?”. Bem, o fabricante lista algumas boas razões:

  • o produto pode ser 4 vezes mais eficiente do que os painéis solares fotovoltaicos tradicionais, possivelmente de maior densidade de energia do mundo;
  • ele é modular e, por conta disso, apresenta baixo custo de instalação;
  • seu design de baixo perfil que reduz o cisalhamento do vento;
  • seu sistema minimizaria as perdas térmicas para a atmosfera, resultando em uma maior eficiência, mesmo em climas frios.

Precisamos ressaltar que, esses tubos aquecem água apenas até 90 graus Celsius. Mas, quando combinados à tecnologia solar fotovoltaica e solar térmica para gerar eletricidade e calor a partir de um único coletor solar, seria possível elevar este número. E usar tudo isso junto ainda tem outra vantagem, que é a economia de espaço sobre as estruturas de edifícios.

Veja Também: Energia Solar passa a ser a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira 


Fontes: Ciclo Vivo, Engenharia É.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo