Engenharia 360

Preciso trocar o chip do celular para usar 5G?

Engenharia 360
por Daiane J. Silva
| 12/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 2 min

Preciso trocar o chip do celular para usar 5G?

por Daiane J. Silva | 12/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360
O 5G chegou para ficar; e, com ele, vieram diversas perguntas que habitam a cabeça dos novos usuários: “Quais vantagens?”, “Onde existe o 5G?”, “Mas, principalmente, como utilizar essa tecnologia tão nova?”, “É preciso um novo telefone?”, “E o chip, é preciso trocá-lo?”.

Primeiro, para se ter acesso à quinta geração de telefonia móvel (5G), é preciso estar em uma das capitais que já possuem o sinal liberado; são elas: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP). Além disso, é preciso que você possua um smartphone que suporte a nova tecnologia. O site da Anatel possui a lista de todos os telefones homologados até o momento para a tecnologia, separados por fabricante.

sinal 5G
Imagem reproduzida de O Globo

Mas se o SIM card é que torna possível a conexão entre operadora e usuário. Neste caso, será preciso então mudar de chip ainda que possua um aparelho compatível com a tecnologia? A boa notícia é que não, você poderá seguir com o mesmo chip e somente trocar de plano para um das 3 operadoras que hoje possuem rede 5G (Claro, Tim e Vivo).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Porém, é importante ressaltar que as empresas Vivo e Claro já especificaram que é possível continuar com o mesmo SIM card apenas para utilização da tecnologia NSA (Non-StandAlone, que é aquela que aproveita parte do 4G, você pode saber mais aqui). Aliás, para uma melhor experiência com o 5G puro (SA), as operadoras precisarão que o componente seja trocado. A TIM informa que será possível prosseguir com a utilização sem a necessidade de nenhuma troca.

Veja Também: Se o 5G chegou, qual o celular comprar para acessar o sinal?


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Daiane J. Silva

Engenheira eletrônica e de telecomunicação formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Feminista, Geek. Fala sobre tecnologia, acessibilidade, empoderamento, educação, negócios e diversidade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo