Engenharia 360

Semeadura de Nuvens: Como Controlar o Clima para Aumentar Precipitações?

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/09/2023 3 min
Imagem reproduzida de wirestock em Freepik

Semeadura de Nuvens: Como Controlar o Clima para Aumentar Precipitações?

por Redação 360 | 12/09/2023
Imagem reproduzida de wirestock em Freepik
Engenharia 360

'Cloud Seeding' ou 'semeadura de nuvens' é basicamente um tipo de técnica de controle de clima. Com ela, pode-se alterar, introduzindo substâncias no ar para gerar precipitação, a quantidade e o tipo de chuva que cai das nuvens ou até mesmo suprimir granizo. A descoberta desse modelo científico foi feita por Vincent J. Schaefer em 1946. Desde então, muitos governos exploram essa alternativa para garantir abastecimento de água em comunidades locais. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Semeadura de Nuvens
Imagem reproduzida de Andrew Beatson via Pexels

Como a semeadura de nuvens é realizada?

Geralmente, a 'cloud seeding' ou 'semeadura de nuvens' é realizada no período do inverno, quando sistemas de tempestades estão mais ativos. Para colocar em prática, são introduzidas substâncias como o iodeto de prata e o gelo seco no ar, que atuam como núcleos de condensação ou núcleos de gelo. Tal processo pode ser conduzido por geradores terrestres ou aeronaves projetadas para operação remota - como os dispositivos utilizados pelo DRI (Desert Research Institute).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A queima ou liberação das substâncias sobre as nuvens acontece quando sistemas de tempestade se aproximam das áreas de projeto. Elas então atuam como um núcleo formador de gelo, promovendo a formação de flocos de neve que, em seguida, caem para a superfície da Terra.

Semeadura de Nuvens
Imagem reproduzida de Tempo
Semeadura de Nuvens
Imagem reproduzida de Monolito Nimbus
Semeadura de Nuvens
Imagem reproduzida de Estado de Wyoming via AEROIN

É preciso destacar que, para a semeadura de nuvens dar certo, é preciso haver a presença no céu de nuvens contendo água super-resfriada, ou seja, água líquida com temperatura abaixo de zero Celsius.

Explicando melhor, as nuvens são formadas por minúsculas gotículas de água ou cristais de gelo que se desenvolvem em torno de partículas de poeira ou sal na atmosfera. Esse fenômeno é chamado de condensação e é essencial para a formação de gotas de chuva ou flocos de neve. Sem isso, as precipitações simplesmente não ocorrem.

Veja Também: FieldView: Explorando a Evolução da Plataforma de Agricultura Digital da Climate

Quais os benefícios e desafios da semeadura de nuvens?

A 'cloud seeding' ou 'semeadura de nuvens' oferece muitos benefícios, como a possibilidade de "forçar" uma nuvem a produzir chuva ou neve; e, consequentemente, aumentando a camada de neve e o fluxo dos rios em locais estratégicos. Além disso, a semeadura de nuvens também pode ajudar a minimizar os danos causados pelo granizo, reduzindo o tamanho das pedras de granizo que se formam nas nuvens.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A eficácia varia de projeto para projeto, mas estudos demonstraram uma taxa positiva -algo em torno de 10% ou mais por ano. No entanto, é importante observar que a eficácia da semeadura de nuvens pode depender das condições climáticas e do projeto específico em questão. E ainda existem desafios econômicos relacionados à semeadura. Tudo isso faz a técnica ser tema de mais pesquisas e debates - sobretudo por conta de possíveis impactos econômicos e ambientais.

Semeadura de Nuvens
Imagem reproduzida de wirestock em Freepik

O fato é que não se tem evidências tangíveis suficientes que estimulem mais empresas a viabilizares projetos como esse. Hoje, há muita dificuldade em medir o tamanho das gotas de água nas nuvens em tempo real e a natureza caótica do clima, que dificulta realizar experimentos controlados e naturais. Mesmo assim, pensando nos avanços da tecnologia, os cientistas se mantêm bem otimistas quanto às possibilidades futuras.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Science.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo