Engenharia 360

Copa do Mundo: câmeras no corpo podem ser o futuro das transmissões de futebol

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/09/2022 | Atualizado em 23/09/2022 3 min

Copa do Mundo: câmeras no corpo podem ser o futuro das transmissões de futebol

por Redação 360 | 22/09/2022 | Atualizado em 23/09/2022
Engenharia 360

As novas tecnologias estão permitindo que os esportes, como futebol, sejam cada vez mais interativos, acessíveis e emocionantes. Mesmo na posição de espectadores, podemos até ter a falsa ilusão de sermos participantes dos episódios. Quer exemplos?

Bem, podemos começar citando as competições da FIA que utilizam carros elétricos. Também quando temos uma visão mais privilegiada das jogadas do futebol americano por conta das câmeras suspensas ou drones utilizados pelas emissoras de transmissão. E os diferentes sistemas de aplicativos desenvolvidos para que as pessoas possam votar, pela Internet, nos seus times ou esportistas favoritos – para a Fórmula E, isso representa um consentimento de boost de velocidade para os primeiros colocados.

Agora falaremos do futebol tradicional, que tanto nós, brasileiros, amamos. Já podemos brincar de sermos jogadores ou técnicos dos times através das simulações digitais, como no jogo FIFA 23, lançado neste ano de 2022. Tem gente que prefere que haja um limite nessa “gamificação”, com medo de que as tecnologias possam comprometer o esporte em sua essência. Mas especialistas em inovação garantem que algumas ideias só beneficiam tanto quem participa quanto quem assiste às partidas. Seria o caso das câmeras no corpo dos jogadores e arbitragem!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
tecnologia x futebol
Imagem reproduzida de Tuttosport

Veja Também: Copa do Mundo 2022 – tecnologia impedimento semiautomático

O experimento na partida de futebol entre FC Köln e Milan

No meio do ano, foi realizado um jogo amistoso de pré-temporada entre o time alemão FC Köln e o atual campeão italiano Milan. Durante a partida, jogadores e arbitragem usaram a tecnologia body cams ou câmeras acopladas em suas roupas. A intenção era testar essa inovação, oferecendo perspectivas únicas até mesmo para as partidas da Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar entre os meses de novembro e dezembro.

tecnologia x futebol
Imagem reproduzida de Spot my Sports
tecnologia x futebol
Imagem reproduzida de bluewin.ch

Não é preciso dizer o quanto os espectadores se divertiram com a novidade. Isso porque eles puderam ter acesso à uma visão em primeira pessoa das jogadas, outro ângulo da ação – assim como seria em uma partida em vídeo game. Se você quer ter uma breve noção de como foi, recomendamos que assista os vídeos a seguir!

As maiores vantagens da tecnologia body cam

Com a nova visão só proporcionada pelas body cams, os espectadores conseguem, de fato, acompanhar os lances decisivos sem perder nenhum detalhe – como o arranque de um atacante, o desenrolar de uma ação do defensor ou o pulo de um goleiro, até mesmo pela distância de observação do juiz. Também dá para voltar as cenas em aplicativo e acompanhar, de ângulos diferentes, os gols da partida. Para o time de arbitragem, isso representa mais um apoio, além do VAR, nas avaliações para aplicações de advertências e cartões.

tecnologia x futebol
Imagem reproduzida de BHAZ

O que você acha? É a favor ou contra que câmeras no uniforme dos atletas do futebol sejam implementadas no futuro? Escreva sua opinião na aba de comentários, vamos adorar ler seu feedback sobre tal tecnologia!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Mundo Conectado, UOL.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo