Engenharia 360

Copa do Mundo do Catar 2022: tecnologia de impedimento semiautomático será validada

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/08/2022 2 min

Copa do Mundo do Catar 2022: tecnologia de impedimento semiautomático será validada

por Redação 360 | 25/08/2022
Engenharia 360

Esperamos que a edição da Copa do Mundo de Futebol deste ano, 2022, seja um salto para a tecnologia e inovação. Muitas ideias de Arquitetura, Engenharia e Design serão testadas no Catar. Um exemplo é a utilização de câmeras posicionadas em pontos estratégicos dos estágios para monitoramento dos jogadores, algo já confirmado pela FIFA. Serão 29 pontos de observação que farão registros de dados até 500 vezes por segundo, auxiliando a equipe de arbitragem em tomadas de decisões mais confiáveis.

Já estamos acostumados, há alguns anos, com a utilização do VAR nas partidas oficiais. Agora também veremos em ação a ferramenta do impedimento semiautomático (SAOT). Tal tecnologia já foi testada na Copa Árabe de 2021, depois do Mundial de Clubes, e se mostrou bem eficaz na detecção de impedimentos. Mas ela será apenas uma auxiliar mesmo, sem substituir a avaliação dos juízes das partidas.

Especialmente para o Catar, serão utilizadas 12 câmeras. Além disso, bolas com sensor dentro. As informações serão enviadas para uma central de inteligência, traduzidas em vídeo, via inteligência artificial, para apreciação dos árbitros de vídeo. Uma das coisas que poderá ser recriada é o momento em que a bola é tocada – algo que, por conta da alta velocidade dos passes, pode passar despercebido pelo olho humano.

Entenda como funcionará a ferramenta do impedimento semiautomático (SAOT) através das ilustrações a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo