Esperamos que a edição da Copa do Mundo de Futebol deste ano, 2022, seja um salto para a tecnologia e inovação. Muitas ideias de Arquitetura, Engenharia e Design serão testadas no Catar. Um exemplo é a utilização de câmeras posicionadas em pontos estratégicos dos estágios para monitoramento dos jogadores, algo já confirmado pela FIFA. Serão 29 pontos de observação que farão registros de dados até 500 vezes por segundo, auxiliando a equipe de arbitragem em tomadas de decisões mais confiáveis.
Já estamos acostumados, há alguns anos, com a utilização do VAR nas partidas oficiais. Agora também veremos em ação a ferramenta do impedimento semiautomático (SAOT). Tal tecnologia já foi testada na Copa Árabe de 2021, depois do Mundial de Clubes, e se mostrou bem eficaz na detecção de impedimentos. Mas ela será apenas uma auxiliar mesmo, sem substituir a avaliação dos juízes das partidas.
Especialmente para o Catar, serão utilizadas 12 câmeras. Além disso, bolas com sensor dentro. As informações serão enviadas para uma central de inteligência, traduzidas em vídeo, via inteligência artificial, para apreciação dos árbitros de vídeo. Uma das coisas que poderá ser recriada é o momento em que a bola é tocada - algo que, por conta da alta velocidade dos passes, pode passar despercebido pelo olho humano.
Entenda como funciona esta ferramenta do impedimento semiautomático (SAOT) através das ilustrações a seguir!
Veja Também: Tecnologias para a Copa do Mundo FIFA de 2022
Fontes: Folha de Pernambuco.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.