Sempre trazemos para o Engenharia 360 histórias inspiradoras. A ideia é provar que a Engenharia, juntamente com muita criatividade e força de vontade, transforma sociedades, culturas, economias e meio ambiente. Ou seja, podemos usar o nosso conhecimento para o melhor, basta termos atitude, assim como fez o indiano ambientalista Nandan Bhat, no início dos anos 2000. Sua iniciativa estimulou artesãos a transformarem lixo plástico em moda sustentável. Continue lendo para saber mais!
A iniciativa empreendedora de Nandan Bhat
Nandan Bhat estava em um passeio, realizando trilhas, quando testemunhou um cenário desolador de caminhos e córregos poluídos por sacolas plásticas descartadas de forma irregular por turistas. Ao invés de ignorar a situação, como muitos fazem, ele resolveu agir! Desse jeito surgiu a sua empresa social EcoKaari, com sede no município de Pune. Agora, a mesma trabalha para transformar lixo plástico em tecidos artesanais.
LEIA MAIS
A moda ecológica empoderando comunidades
O amor de Bhat pelo ar livre foi o que impulsionou essa empreitada. Mas o que começou como uma ideia de dar um novo destino às sacolas e outros resíduos plásticos, terminou em um modelo de negócio exemplar. Atualmente, as atividades da EcoKaari empoderam artesãos, proporcionando sustento para inúmeras famílias locais.
A empresa de Nandan Bhat consegue hoje, depois de muitas falhas e acertos, adotar práticas sustentáveis de forma eficaz em todo o ciclo de vida dos produtos. A equipe não apenas recicla lixo plástico, mas também repara itens danificados e reutiliza materiais sempre que possível. E quanto mais seus artigos alcançam o mercado, mais empregos são gerados. Pelo que parece, esse processo manual de produção, preservando habilidades tradicionais da cultura indiana, têm sido valorizados pelos consumidores.
Veja Também: Engenharia Têxtil: da fabricação ao tratamento dos fios até a confecção de roupas
O processo de transformação de lixo plástico em tecido
O processo adotado pela EcoKaari é bastante meticuloso, concentrando a reciclagem em sacolas plásticas, embalagens e até fitas cassetes antigas. Tudo começa pela coleta do material, possível através várias fontes, incluindo residências, empresas ecologicamente conscientes e ONGs que trabalham com catadores de materiais recicláveis. Depois, é realizada a seleção dos plásticos descartados.
Os resíduos são, então, encaminhados para uma longa etapa de limpeza, higienização, secagem e corte das peças em tiras. Nas fases seguintes, é realizada a tecelagem manual em teares de madeira, conhecidos como "rodas de fiar charkha". O produto final tem um design único, num visual bem alegre, conservando as cores originais do plástico, como é possível ver nas imagens. E, detalhe, nada de corantes!
Veja Também: A importância das Acabadoras na Engenharia Têxtil: conheça os modelos mais utilizados
O futuro promissor para a iniciativa de Nandan Bhat
A EcoKaari parece estar apenas no início de sua jornada. A empresa tem grandes planos para ampliar suas atividades, principalmente trabalhando para conscientizar a população indiana e global sobre a importância da preservação do meio ambiente. Seu exemplo de empreendedorismo tem ensinado jovens engenheiros de que os resíduos devem ser vistos como recursos valiosos, proporcionando oportunidades econômicas para todas as comunidades, dando subsistência digna para muitos indivíduos.
Apesar dos desafios iniciais, a EcoKaari cresceu significativamente nos últimos anos. Ela emprega dezenas de funcionários e cria diversos itens de uso diário, como bolsas, acessórios, artigos de decoração para casa e até mesmo papelaria de escritório. Seus produtos variam de R$ 300 a R$ 3.000 e são vendidos através de seu site, plataformas de mídia social e parcerias com empresas exportadoras em todo o mundo.
Então, o que achou da história de Nandan Bhat e EcoKaari? Ela mostra como a Engenharia e a Moda podem ter uma força muito positiva na transformação social e ambiental. Seguindo este exemplo, podemos construir um futuro mais verde e inclusivo para todos nós!
Veja Também:
Fontes: Stylo Urbano, The Better India.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.