Em 1957, a marca Fiat lançou na Europa pós-Segunda Guerra o Fiat 500 (ou Fiat Cinquecento, Fiat Quinhentos). Desde então, o design deste pequenino veículo, projeto inicial de Dante Giacosa, passou por várias transformações até chegar à sua versão elétrica, comercializada atualmente. Foram milhões de unidades vendidas em centenas de países ao redor do mundo, acumulando dezenas de prêmios no currículo da fabricante. Saiba mais sobre esta história no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O início da história do Fiat 500
O projeto do Fiat 500 surgiu em num momento da história em que havia muita necessidade de dar mais mobilidade às pessoas com poucos meios. A saída que a engenharia encontrou foram os veículos pequenos e baratos - com preço baixo, produção facilitada e menor consumo de combustível.
Neste contexto, surgia o Fiat Cinquecento na Itália (com versão esporte em 1958). Ele tinha um motor mais potente (479 cm³ e dois cilindros produzia 13 cavalos de potência) em comparação com o Nuova 500 C de 1959 (uma versão cabriolet). Com apenas 2,5 metros de comprimento e peso de 500 kg, trafegando com impressionante desenvoltura pelas estreitas ruas europeias. Curiosamente, suas portas se abriam para frente, com dobradiças na metade do carro.
A saber, na década de 1950, a Fiat apresentou diversas revisões e variações do Cinquecento. Incluindo as versões aprimoradas, "Normale" e "Economica", ambas equipadas com motor de 15 cavalos de potência, vidros elétricos e controles de indicadores no volante.
Veja Também: Quais os carros mais leves já fabricados no mundo? Descubra!
Anos 1960 e 1970
Na década de 1960, teve a chegada da "Giardinera" (SW); também a Nuova 500 F, que se tornaria mais popular de todas as versões do modelo Fiat 500. E não podemos deixar de falar da Nuova 500 L, com detalhes cromados em toda a carroceria e interior em couro. Nesses anos, a versão "Sporte" estava disponível na icônica cor creme com listras vermelhas nas laterais, tornando-se um sucesso. Também era destaque os faróis angulares, para-choques cromados adicionais, estofamento pregueado nas laterais das portas. Os bancos reclináveis, carpetes e um distintivo em maiúsculas "FIAT" também estrearam no Lusso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A evolução do Fiat 500 chegou com o Fiat 500 D, que introduziu um pequeno teto solar, além de para-brisas largos, lavador de para-brisas, tapetes de borracha e até um cinzeiro interno. Entre os anos de 1972 e 1975, foi lançado o Fiat 500 R ou Rinnovata. Esse modelo apresentava um motor maior de 594 cc capaz de produzir 23 cavalos de potência e uma caixa de câmbio sincronizada para uma direção mais suave. Era o fim do Cinquecento na sua forma original - já que a fabricante passou a direcionar seus esforços para a produção do Fiat 126.
Veja Também: Qual a diferença de Câmbio Manual e Câmbio Automático?
O renascimento do Fiat 500
Em 2007, o projeto do Fiat 500 completou 50 anos. Seu design foi então reestilizado, unindo o autêntico padrão retrô à modernidade. Desde então, mais alguns milhões de unidades do veículo foram vendidas no mundo. Uma boa novidade foi o 500e, da terceira geração do Cinquecento, lançado em 2009, equipado com itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade). Essa nova fase cativou demais os fãs da marca!
Vale destacar que, em 2007, uma das mudanças significativas no Fiat 500 foi a movimentação do motor para a parte dianteira, alinhando-se com os carros modernos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Num momento seguinte, a Fiat se uniu à Google para lançar novas versões, também muito icônicas, como o 500X crossover e 500 L MPV, recheadas de tecnologias - como o painel multimídia.
Veja Também: Os 10 Carros Elétricos Mais Eficientes do Brasil segundo o INMETRO
Anos 2020
Em 2020, a Fiat lançou o 500 na versão 100% elétrica (incluindo a versão "La Prima") - chegando ao mercado brasileiro no ano seguinte. O mesmo apresentava autonomia de 320 quilômetros de 117 cv (usando baterias de íon de lítio de 42 kWh) e motor que entregava 87 kW, com 220 Nm de torque. Com ele, era possível chegar de zero a 100 km/h em apenas 9 segundos, com a velocidade máxima de 150 km/h. E quanto à carga, era possível atingir 80% em cerca de 35 minutos.
Agora era possível ter um Fiat 500 em cores como cinza, azul e verde; com farois de LEDs, revestimento interno de couro ecológico, rodas de liga leve de 17 polegadas e acabamento externo cromado - puro luxo. E ainda era oferecido um módulo de entretenimento UConnect, com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas de alta definição e conexão sem fio para Apple CarPlay. Aliás, o sistema já vinha com diversos aplicativos para smartphone. E, para o modelo 500 EV, havia a oferta de semi autonomia de Nível 2, com câmera na dianteira.
2023-2024
Em 2023, a Fiat conduziu mais um avanço no projeto do Fiat 500. Durante a edição deste ano da Consumer Electronics Show, a marca inaugurou sua primeira loja no Metaverso, apresentando um showroom virtual do Fiat 500 elétrico. E finalmente, em 2024, apresentou um novo conceito para o veículo, projeto de sua divisão Heritage.
O 500 Tributo Trepiuno, parte do projeto "Reloaded By Creators" da Stellantis, possui um design que remonta ao protótipo que deu vida à terceira geração do carro. Esse Cinquecento tem a configuração inspirada no carro-conceito, apresentado no Salão de Genebra de 2004. Ele vem com um "toque a mais" de modernidade, garantido pelo sistema híbrido leve, com motor 1.0 aspirado de 70 cv de potência e 9,3 kgfm de torque com uma unidade elétrica de 12 Volts.
A pintura externa do novo Fiat usa tom branco, as lanternas têm detalhes em vermelho e os emblemas da Fiat têm fundo azul - assim como se via em 1999. E o interior tem dois tons de revestimentos - branco e castanho-avermelhado -, com assentos trazendo a inscrição "Trepiuno XX" bordada.
Agora se prepare para mais uma novidade: os engenheiros estão testando neste momento mais versões de carros (ainda mais compactos) inspirados no design do Fiat 500. Veja um exemplo de protótipo no vídeo a seguir!
Nova versão do tinquechento
O duzentos e cinquento pic.twitter.com/hlsi0IV7Z3
— 〽️o r e i r a (@MetodoMoreira) June 17, 2024
Esse é mais um bom momento da história do urbano Fiat 500. O famoso "Topolino" é, sem dúvidas, um exemplo de sucesso na engenharia, um ícone automobilístico com apelo duradouro e que estará sempre em nossos corações.
Gostou de fazer essa viagem cronológica através dos marcos da jornada histórica do Fiat 500? Compartilhe conosco, na aba de comentários logo abaixo, que versão de qual década gostou mais!
Veja Também:
Fontes: Motor Show, Retornar, UOL, Webmotors.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.