Engenharia 360

Quais os carros mais leves já fabricados no mundo? Descubra!

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/09/2022 | Atualizado em 21/09/2022 5 min

Quais os carros mais leves já fabricados no mundo? Descubra!

por Redação 360 | 16/09/2022 | Atualizado em 21/09/2022
Engenharia 360

Recentemente, a marca francesa de automóveis Citroën apresentou para os brasileiros, durante o evento Mercado Livre Experience, o seu mais novo minicarro elétrico – já sucesso na Europa -, o Citroën Ami, com 500 kg e capaz de fazer recarga completa em apenas 3 horas – em tomadas 220 volts. Ele tem 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, além de rodas de 14 polegadas. A intenção é que ele seja vendido justamente para pessoas que necessitem de um veículo que ocupe menos vaga de estacionamento.

carros leves
Imagem reproduzida de Rápido no Ar
carros leves
Imagem reproduzida de Quatro Rodas

Agora, sabendo disso, ficamos na dúvida sobre que tipo de carro seria considerado leve. O carro da Citroën é mesmo leve? E que outros carros com tal classificação já foram lançados no mundo? Por isso, realizamos uma pesquisa na Internet e, a seguir, apresentamos uma lista de modelos classificados como leves seguindo os seguintes critérios:

  • carros fruto de produção em série – mesmo que em pequena quantidade;
  • não vale carros antigos customizados ou modificados para corridas;
  • precisam ter quatro rodas e todas as outras características mecânicas tradicionais – saem da lista, por exemplo, os quadriciclos;
  • os motores precisam ter certa potência, podendo chegar a 80 km/h – descartamos modelos como Isetta e Messerschmitz;
  • ter dimensões reguladas pela legislação;
  • e informações gerais publicadas nos sites oficiais dos fabricantes.

Por falta de informações confiáveis no momento, também foram excluídos da nossa lista os mini carros elétricos chineses, à venda em lojas online como Alibaba e Aliexpress.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Carros mais leves já vendidos no Mundo

Lotus Elan

carros leves
Imagem reproduzida de Auto Livraria

Pesando 584 kg e tendo 3,69 metros de comprimento, 1,42 m de largura e entre-eixos de 2,13 m, foi lançado em 1962. Vinha com motor Ford Kent de 1,5 litro, com 105 cv a 5.500 rpm e 14,9 kgfm de torque a 4.000 rpm. E, detalhe, foi o primeiro carro de rua da marca que vinha com chassi tipo espinha-dorsal e carroceria de fibra de vidro. E por que era tão leve? Porque era super simples!

Mini original de Sir Alec Issigonis

carros leves
Imagem reproduzida de Double Stone Steel

Este carro foi lançado em 1959. Ele foi projetado para atender as famílias inglesas no Pós-Guerra. Apresentava 3,05 m de comprimento, 1,40 m de largura e 2,04 m de entre-eixos. Motor de 848 cm³ e 33 cv também fazia sua parte. E, dentro, lugar para quatro pessoas uma bagagem. Agora, dizem que o seu peso leve, de 580 kg, era por conta do acabamento interno, bastante simples.

Fiat 126

carros leves
Imagem reproduzida de Wikipédia

Este sucessor do Fiat 500, apelidado de Maluch, pesava 575 kg. Curiosamente, virou símbolo da… Polônia – já os italianos não ficaram tão admirados assim. Apresentava 3,05 m de comprimento, 1,38 m de largura e entre-eixos de minúsculos 1,84 m. E vinha com motor dois-cilindros de 594 cm³ e 23 cv.

Fiat 500

carros leves
Imagem reproduzida de INSIDEEVs – UOL

Sim, o “pai” do Fiat 126 era mais leve, 550 kg; mas só levava duas pessoas. Tinha 3,21 metros de comprimento, 1,28 m de largura e entre-eixos de exatos dois metros; além de motor quatro-cilindros de 594 cm³ instalado na dianteira. Só não era mais leve pelos materiais usados em sua estrutura.

Citroën 2CV

carros leves
Imagem reproduzida de PlanetCarsZ

Esse pequeno carro acabou tendo apelidos bem ruins por seu design interno, que mais parecia com uma mistura de guarda-chuvas e cadeiras de praia. Os engenheiros usaram chapas de metal corrugadas para dar resistência sem aumentar o peso. Foram coisas assim que fizeram esse modelo ser leve, tendo 505 kg. No mais, este Citroën tinha 3,84 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 2,40 m de entre-eixos; motor de 375 cm³ com dois cilindros, e só 9cv.

Fiat Nuova 500

carros leves
Imagem reproduzida de Fastest Laps

Mais leve que os Fiat anteriores, com 499 kg, este carro foi lançado em 1957. Apresentava design monobloco, com 2,97 metros de comprimento, 1,32 m de largura e 1,84 de entre-eixos; mesmo assim, mais espaçoso. E quanto ao motor, era um bicilíndrico de 479 cm³, arrefecido a ar, capaz de produzir apenas 13 cv. Mas nas versões posteriores, ganhou motores mais potentes e, por isso, ficaram menos leves.

Mini Moke

carros leves
Imagem reproduzida de Wikipédia

Este carro era super charmoso, pensando para ser usado em locomoção de passeios ou em propriedades rurais. Com design lembrando um jipe militar de tração dianteira, sem teto ou portas – apenas bancos, volante, rodas, mecânica e o para-brisa -, somando só 406 kg. Era básico, mas com boa mecânica, de suspensão com cones de borracha. O que não agradou mesmo às pessoas era que, pelas rodas de 10 polegadas, tinha pouca capacidade nas vias.

Lotus Super Seven

carros leves
Imagem reproduzida de Pinterest

Com 387 kg, este modelo da Lotus foi lançado em 1957 e, posteriormente, fabricado pela Caterham. Vinha com motor Ford de 1,2 litro e 40 cv, indo de zero a 100 km/h em 16 segundos, e podendo chegar a 128 km/h. E o segredo do seu peso leve era por ter carroceria de alumínio. Infelizmente, a nova versão, com motor de 80 cv, tem 490 kg – ok, não é tão ruim assim, superando vários carros desta lista.

Light Car Company Rocket

carros leves
Imagem reproduzida de PlanetCarsZ

Enfim, chegamos ao fim desta lista em grande estilo, com um carro com apenas 385 kg. Ele tinha um design retrô, estrutura tubular, motor Yamaha de 1.070 cm³, com duas opções de acerto – 143 cv ou 165 cv e câmbio sequencial de cinco ou seis marchas, chegando a marcar 230 km/h na pista. Lamentavelmente, foi o único modelo fabricado pela marca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


A saber, aqui, no Brasil, o carro mais leve já à venda foi o Renault Kwid. Vale destacar que a sua versão completa – com ar-condicionado, central multimídia e outros itens – tem 800 kg. Já a versão com menos itens tem cerca de 750 kg.

carros leves
Imagem reproduzida de Motor Show

Veja Também: Conheça o design de 3 mini carros já desenvolvidos no Brasil


Fontes: Click Petróleo e Gás, Fiat Out.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo