Engenharia 360

Trabalhos acadêmicos: qual a diferença entre monografia, dissertação e tese?

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/07/2022 | Atualizado em 19/07/2022 3 min

Trabalhos acadêmicos: qual a diferença entre monografia, dissertação e tese?

por Redação 360 | 18/07/2022 | Atualizado em 19/07/2022
Engenharia 360

Se você estiver vivendo o “universo acadêmico”, é bem provável que já ouviu falar pelos professores sobre trabalhos acadêmicos, como monografia, dissertação e tese. Mas alguém já lhe explicou qual o significado desses termos. Aliás, cuidado, pois se sabe que, em alguns cursos de graduação e pós-graduação, tem gente confundindo esses termos. Então, seria bom você já chegar na aula dominando o assunto, até para, ao final do programa, estar mais bem preparado. Vamos lá?

monografia, dissertação e tese
Imagem reproduzida de Regras para TCC

Quando os trabalhos acadêmicos são utilizados?

Sim, precisávamos explicar antes que um trabalho acadêmico trata-se de um documento resumo de um estudo, uma forma de expressão de conhecimentos utilizada por alunos de instituições de Ensino Superior. Ah, e ele não é opcional! Na verdade, é uma atividade obrigatória para a conclusão de disciplinas, módulos, programas e muito mais em cursos de graduação, pós-graduação, sendo lato sensu ou stricto sensu.

Claro que cada faculdade ou universidade dá as suas diretrizes gerais para execução dos trabalhos acadêmicos, mas sempre considerando as orientações do MEC e da ABNT. Por fim, não podemos nos esquecer das instruções passadas pelos orientadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
monografia, dissertação e tese
Imagem reproduzida de FastFormat

Veja Também: Como referenciar trabalhos acadêmicos conforme a ABNT?

Quais os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos?

Isso mesmo! Os trabalhos acadêmicos até podem ter muitas características em comum, como estilo, estrutura e linguagem – sempre concisa, impessoal e objetiva -, mas não é a mesma coisa na prática. Neste momento, o importante é você entender em quais pontos eles se diferem. Confira a seguir!

Modelo 1 | Monografia

As monografias são exigidas para a conclusão de graduações e pós-graduações lato sensu, além de MBA. Esse tipo de trabalho acadêmico trata apenas de um tema. A intenção é que o aluno, nesse caso, faça um estudo mais profundo ou investigação sistemática de um caso específico unindo todos os conhecimentos vistos por ele durante o curso, refletindo como tudo isso tem importância para a área em que deseja atuar como profissional; e até é permitida certas observações pessoais limitadas sobre o assunto.

Observação: em tese, todos os trabalhos acadêmicos têm como característica serem trabalhos monográficos.

Modelo 2 | Dissertação

O trabalho acadêmico de dissertação é mais elaborado do que a monografia, pedido para a conclusão dos cursos de mestrado. Nesse caso, o aluno deve usar um método investigativo científico, seguindo uma linha de pesquisa empírica, com uso de entrevistas, coleta de dados em campo, observação sistemática e mais para elaborar o material final. Só um detalhe, tal análise não precisa explorar nenhum assunto novo ou fazer nenhuma contribuição inédita sobre uma determinada área do conhecimento.

Modelo 3 | Tese

Por fim, a tese é um trabalho acadêmico Scrito sensu, exigido para a conclusão de doutorado. Dessa vez, a contribuição precisa ser inédita, viu? O material final deve servir de defesa de uma ideia, conclusão ou método descoberto pelo aluno após um estudo científico muito aprofundado, ou investigação complexa na sua área de especialização.

monografia, dissertação e tese
Imagem reproduzida de Asplan Sistemas

Veja Também: As 11 melhores plataformas para cursos extracurriculares


Fontes: Quero Bolsa, Canal do Ensino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo