Se você estiver vivendo o "universo acadêmico", é bem provável que já ouviu falar pelos professores sobre trabalhos acadêmicos, como monografia, dissertação e tese. Mas alguém já lhe explicou qual o significado desses termos. Aliás, cuidado, pois se sabe que, em alguns cursos de graduação e pós-graduação, tem gente confundindo esses termos. Então, seria bom você já chegar na aula dominando o assunto, até para, ao final do programa, estar mais bem preparado. Vamos lá?
Quando os trabalhos acadêmicos são utilizados?
Sim, precisávamos explicar antes que um trabalho acadêmico trata-se de um documento resumo de um estudo, uma forma de expressão de conhecimentos utilizada por alunos de instituições de Ensino Superior. Ah, e ele não é opcional! Na verdade, é uma atividade obrigatória para a conclusão de disciplinas, módulos, programas e muito mais em cursos de graduação, pós-graduação, sendo lato sensu ou stricto sensu.
Claro que cada faculdade ou universidade dá as suas diretrizes gerais para execução dos trabalhos acadêmicos, mas sempre considerando as orientações do MEC e da ABNT. Por fim, não podemos nos esquecer das instruções passadas pelos orientadores.
Veja Também: Como referenciar trabalhos acadêmicos conforme a ABNT?
Quais os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos?
Isso mesmo! Os trabalhos acadêmicos até podem ter muitas características em comum, como estilo, estrutura e linguagem - sempre concisa, impessoal e objetiva -, mas não é a mesma coisa na prática. Neste momento, o importante é você entender em quais pontos eles se diferem. Confira a seguir!
Modelo 1 | Monografia
As monografias são exigidas para a conclusão de graduações e pós-graduações lato sensu, além de MBA. Esse tipo de trabalho acadêmico trata apenas de um tema. A intenção é que o aluno, nesse caso, faça um estudo mais profundo ou investigação sistemática de um caso específico unindo todos os conhecimentos vistos por ele durante o curso, refletindo como tudo isso tem importância para a área em que deseja atuar como profissional; e até é permitida certas observações pessoais limitadas sobre o assunto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Observação: em tese, todos os trabalhos acadêmicos têm como característica serem trabalhos monográficos.
Modelo 2 | Dissertação
O trabalho acadêmico de dissertação é mais elaborado do que a monografia, pedido para a conclusão dos cursos de mestrado. Nesse caso, o aluno deve usar um método investigativo científico, seguindo uma linha de pesquisa empírica, com uso de entrevistas, coleta de dados em campo, observação sistemática e mais para elaborar o material final. Só um detalhe, tal análise não precisa explorar nenhum assunto novo ou fazer nenhuma contribuição inédita sobre uma determinada área do conhecimento.
Modelo 3 | Tese
Por fim, a tese é um trabalho acadêmico Scrito sensu, exigido para a conclusão de doutorado. Dessa vez, a contribuição precisa ser inédita, viu? O material final deve servir de defesa de uma ideia, conclusão ou método descoberto pelo aluno após um estudo científico muito aprofundado, ou investigação complexa na sua área de especialização.
Veja Também: As 11 melhores plataformas para cursos extracurriculares
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Quero Bolsa, Canal do Ensino.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.