Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Torneira gera eletricidade através do movimento da água

por Larissa Fereguetti | 22/09/2016
Copiado!

Projetos que melhoram a vida das pessoas são, definitivamente, inspiradores. Imagine uma torneira que gera eletricidade através do movimento da água? Uma ideia incrível, sustentável e que ainda pode ser implantada em regiões pouco privilegiadas.
Pois é, essa união ideal entre água e energia elétrica existe e foi criada pelo coreano Ryan Jongwood. Trata-se de uma tecnologia batizada como ES Pipe Waterwheel, que funciona de modo semelhante à energia cinética dos moinhos de água.

es-pipe-waterwheel-blog-da-engenharia

Foto: Reprodução


Este é um sistema independente que pode ser instalado na tubulação já existente ou construído passo a passo. Contém mini-turbinas, que geram energia a partir da água fluindo. Cada vez que alguém abre a torneira, ele gera eletricidade que pode ser armazenada para uso futuro ou imediato, geralmente para a iluminação da casa.
O ES Pipe Waterwheel é disponibilizado ao longo de praticamente todo o comprimento da tubulação de bombeamento de água. Assim, cada vez que alguém abrir a torneira para beber água ou um chuveiro, haverá mais energia elétrica para ser usada.
ES-Pipe-Waterwheel-torneira-eletricidade

Foto: Reprodução


 
torneira que gera energia elétrica

Foto: Reprodução


O projeto é tão interessante que foi finalista no Prêmio IDEA 2012, que consagra as melhores invenções do mundo. Para saber como funciona na prática, confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=k8HNMXdtKtg
 
Referência: Inhabitat

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários