Engenharia 360

Quais são os principais tipos de ferramentas elétricas e para que servem?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 09/12/2021 | Atualizado em 14/02/2022 5 min

Quais são os principais tipos de ferramentas elétricas e para que servem?

por Simone Tagliani | 09/12/2021 | Atualizado em 14/02/2022
Engenharia 360

Existem ferramentas elétricas que podem nos ajudar demais na execução de diversas tarefas – sejam elas em grandes obras, trabalhos de bricolagem e até em tarefas mais simples. Sim, essas ferramentas custam caro nas lojas! Mas investir nelas tem seu retorno também, economia de tempo e maior proteção contra acidentes. De fato, são elementos que podem ser utilizados em diversas situações, como trabalhos em oficinas, fábricas ou em nossos lares. Apresentamos, a seguir, uma lista com os principais. Confira!

As principais ferramentas que você precisa conhecer

Furadeira e Parafusadeira

A furadeira, como o nome já diz, serve para furar diferentes superfícies e materiais, para realizar pequenas manutenções ou instalações. Isso é feito por brocas, que podem ser trocadas por diferentes tipos, incluindo para concreto. E é claro que precisa de cabo de alimentação ou bateria para funcionar, já que é um aparelho elétrico.

Alguns modelos de furadeiras também são parafusadeiras, ajudando na montagem ou desmontagem de elementos de madeira, colocando ou retirando parafusos. E isso é perfeito, já que tais tarefas são repetitivas e desconfortáveis demais!

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Connect Parts

Chave de Impacto

Esta ferramenta serve para apertar e desapertar parafusos de pressão – algo possível graças ao seu poder de torque. Ela é ideal para fazer a retirada de parafusos de placas que simplesmente não saem manualmente com ferramentas comuns.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de 2 LF Máquinas e Ferramentas

Marteletes

Essas ferramentas servem para perfurar concreto maciço e fazer furos mais rápidos nesse tipo de material, com muito menos esforço e mais resistência.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Ferramentas Kennedy

Lixadeira

Os modelos menores são portáteis e permitem ao usuário lixar fácil e rápido placas de madeira – dispensando o uso manual das lixas tradicionais. E quando ao pó, há modelos de ferramentas ainda mais práticos, com saco para captura dos fragmentos.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de RML Máquinas e Equipamentos

Serras

A serra tico tico é uma ferramenta leve e muito versátil. Ela é utilizada para fazer cortes precisos – retos ou curvos, chanfrados e mais -, em madeiras, plásticos, MDF e até metais. Ideal na execução de diferentes projetos!

Também existe a serra circular, uma ferramenta que realiza também cortes retos, rápidos e precisos em superfícies de madeira. Só que seu design oferece a opção da troca de discos – em diferentes modelos -, o que pode permitir cortes também de placas de acrílico e de metal.

Depois, há a serra de bancada, bem fácil de ser manuseada, garantindo maior estabilidade, firmeza e segurança nas atividades. Ela pode ser encontrada em design com estruturas e formatos rígidos e robustos. A vantagem disso é poder cortar materiais mais duros e resistentes com bastante eficácia, como madeira maciça, por exemplo.

Por fim, a serra sabre, multifuncional e também bastante útil. Ela é ideal para fazer cortes em locais de difícil acesso – como chapas metálicas, placas de gesso ou canos de PVC.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Elastobor

Multicortadoras

São ferramentas compactas. Ideais para o corte rápido e preciso de diversos materiais – de madeira a plástico e até alvenarias e tubos de cobre.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Cofermeta

Esmerilhadeira

Uma peça bem resistente. Equipada com discos capazes de cortar, polir ou “desgastar” materiais bem rígidos de forma potente, sendo que cada disco é destinado a um tipo específico de superfície.

Existe ainda a moto esmeril, que é um tipo de esmerilhadeira com motor de alta rotação. Ela é usada para afiar e amolar outras ferramentas, arredondar cantos, tirar rebarbas e excesso de tinta, entre outras funções.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Magazine Luiza

Plaina

Semelhante à lixadeira. Serve para o acabamento de qualidade de peças de madeira, tornando as superfícies mais lisas e niveladas.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Palácio das Ferramentas

Polideira

Serve para dar um acabamento diferenciado em peças como azulejos, pisos, bancadas de pedras, móveis de madeiras e mais. E isso é possível quando o usuário faz movimentos rápidos e circulares.

ALG Andaimes
Imagem reproduzida de ALG Andaimes

Tupia

Uma ferramenta para fazer molduras e ranhuras, bordas arredondadas, enfeites, furos e encaixes, além de possibilitar o nivelamento de arestas.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Casa do Soldador

Ferro de solda

Mais um modelo de ferramenta portátil, que esquenta rapidamente, requerendo mais atenção de uso. Serve para soldagem de peças ou fios elétricos e eletrônicos, e para fundir ou prender peças de metal.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Amazon

Misturador de tinta

Como o nome diz, serve para misturar tinta, mas também para agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas – o que inclui também argamassas e outros produtos similares. Em certos casos, também é usada para quebrar pequenos elementos nas massas, como pedras e pedaços de concreto.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Connect Parts

Pistola de Pintura

Auxilia no processo de pintura de paredes e móveis, dando um melhor acabamento às peças – e isso de forma rápida, eficiente e homogênea, sem deixar marcas e exigindo bem menos esforço manual.

ferramentas elétricas
Imagem reproduzida de Palácio das Ferramentas

Gostou dessas ferramentas? Pensa em adquirir uma ou mais delas? Na hora da compra, avalie a qualidade do equipamento! Não escolha pelo mais barato; preze pela segurança! E sempre que possível, use os equipamentos de proteção individual (EPI) para fazer suas atividades sem riscos de acidentes!

Veja Também: Quais são os tipos de parafusos que existem e quando usar cada um?


Fontes: Master House Soluções, Leroy Merlin, Blog Comab Materiais.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo