Engenharia 360

Quais são os tipos de aquecedor Boiler e como funcionam?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 25/05/2022 4 min

Quais são os tipos de aquecedor Boiler e como funcionam?

por Simone Tagliani | 25/05/2022

Se você mora em uma localidade do Brasil onde, na maior parte do ano, as temperaturas ficam baixas, por certo, já deve ter ouvido falar do boiler. E tem mais, hoje em dia, com a crise de energia elétrica, muitas pessoas estão optando pela instalação de placas solares. Então, se quiser também fazer funcionar um sistema para aquecimento solar para água do chuveiro e das torneiras da casa, precisará dessa peça. Trata-se de um modelo de reservatório térmico, que ajuda a manter o líquido aquecido, preservando a sua temperatura por bastante tempo.

Como funciona o boiler?

Geralmente, encontramos boilers à venda em formato cilíndrico, na horizontal ou vertical. Aliás, há equipamentos de até 5 mil litros. Por quê? Porque os boilers são uma boa solução para rede de uso diário de residências a hotéis e até hospitais. E, só para esclarecer, a palavra ‘boiler’ vem do inglês ‘boilling’ ou, traduzindo, ‘fervura’, que é exatamente o que acontece com a água dentro desse tipo de reservatório.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Explicando melhor, o sistema de aquecimento utilizado na edificação aquece a água – pode ser o esquema de placas solares que captam o calor do sol. Depois, a água é encaminhada para os tubos do sistema hidráulico, chegando primeiro ao reservatório e depois distribuído para duchas, torneiras, banheiras, piscinas e onde mais é indicado ter água quente. Ressaltando que essa é uma boa solução de engenharia mesmo quando o número de pessoas que utilizam a água quente é simultaneamente elevado!

boiler
Imagem reproduzida de GLOBO RESISTENCIAS – Mercado Shops

Quais as razões para a instalação de boiler?

Além do maior abastecimento de água quente para diversos pontos de saída de água usados simultaneamente, como dito antes:

  • tem a questão do banho quente com uso de duchas, que se torna mais confortável com boiler;
  • também é possível economizar bastante energia com boiler solar;
  • e armazenar uma grande quantidade de água quente, um diferencial no inverno.

Quais os tipos de boiler que existem?

1. Sol

Citamos antes o boiler solar, então vamos começar por ele, o ‘melhor amigo’ do meio ambiente, forma mais econômica de obter energia, e a mais sustentável também. Melhor ainda se conseguirmos, nesse processo, reaproveitar a água da chuva – algo mais complexo, pois necessitaria do usuário instalar uma estação de tratamento dessa água. Mas, atenção, porque esse esquema básico precisa de sistema de apoio, elétrico ou a gás para aquecimento durante os períodos com pouco sol. E ainda será necessário placas solares para captar o calor do sol e aquecer a água por meio de serpentina – tubos de cobre – antes de chegar ao reservatório, boiler.

boiler
Imagem reproduzida de Blog Telhanorte

2. Gás

Nesse caso, o boiler realiza a queima do gás natural ou tipo GLP, com uma chama produzida – “chama piloto” – no tubo central do cilindro onde é mantida a água aquecida. A mesma pode ser regulada para aquecer mais ou menos a água de acordo com o desejo e necessidade dos usuários. As pessoas costumam desligar o gás quando não estão tomando banho ou algo assim. Então, quando ligam o sistema outra vez, precisam esperar a água ser aquecida para, enfim, fazer sua higiene. Mas fique ligado se o boiler adquirido possui um dispositivo que possa desligar o gás no caso de vazamentos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

boiler
Imagem reproduzida de Luvizon

3. Eletricidade

O boiler elétrico, como já explica o nome, aquece a água por meio de um sistema com resistência ligada à energia elétrica, ligada quando a água atinge a temperatura ideal. Normalmente, as pessoas costumam programar a água para uma temperatura entre 45 e 50 graus. Se quiser economizar energia, vale instalar um timer para fazer o ligamento e desligamento do conjunto em horário determinado.

Só para finalizar, o tempo máximo de espera para o aquecimento da água, nos três casos, é algo em torno de 20 minutos. Mas isso vai depender do projeto hidráulico e a potência do equipamento, mais o volume do reservatório.

boiler
Imagem reproduzida de Luvizon

Bônus | Dicas adicionais para bom funcionamento de boiler

  • O ideal é usar somente água tratada dentro do boiler – nada de ferro, cloreto, magnésio e cálcio -, ou o mesmo corre o risco de ficar logo danificado, comprometendo o seu funcionamento.
  • Deve-se reservar uma área adequada para instalação do boiler, que não é um equipamento pequeno. O modelo que usa gás ainda precisa de ventilação, para não haver intoxicação por monóxido de carbono.
  • Quando fizer a instalação do boiler, será preciso fazer a troca dos chuveiros da casa por duchas e das torneiras por misturadores.
  • É preciso também saber o tamanho do reservatório de água necessário, compatível com a demanda diária da família, levando em conta o número de pontos de saída e frequência de abertura.
  • Água quente não pode ser conduzida por canos comuns de PCV, mas de cobre, CPVC ou PEX.
  • Para um melhor controle de temperatura e consumo de recursos, melhor a instalação de um termostato, aumentando a praticidade no dia-a-dia.
  • E, por fim, respeitar as instruções dos fabricantes e sempre fazer manutenção com assistência técnica credenciada e capacitada.
boiler
Imagem reproduzida de Globo Resistências

Veja Também: Quais aquecedores são melhores para o inverno?


Claro que, antes de sair comprando equipamentos e mais, analise se a edificação precisa mesmo de um boiler. Porque existem outros tipos de aquecedores, mais compactos, eficientes e até mais baratos. Tudo vai depender caso a caso! Se a sua casa necessita de uma grande demanda de água quente, o boiler pode ser a melhor opção!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.