A empresa norte-americana Clean Wind Tower, Inc. desenvolveu um projeto de turbina eólica eficiente, mesmo em locais com ventos fracos. A tecnologia combina conceitos físicos, como o aproveitamento da força produzida pelo vapor, com a utilização dos ventos.
Veja Também: Aquecedores Boiler: Uma análise abrangente sobre os tipos e o seu funcionamento
Como funciona a turbina Clean Wind Power
A turbina Clean Wind Power funciona de forma diferente das tradicionais turbinas eólicas, com suas grandes pás que se assemelham a cata-ventos. Ao olhar de fora, a Clean Wind Power parece ser apenas um grande cilindro, com 675 metros de altura. Internamente, ela é oca e possui um sistema de pulverização de água em sua abertura superior, usado para resfriar o ar quente e seco que entra no tubo.
Esse processo faz com que o ar torne-se mais denso e pesado do que o ar exterior. Quando esse ar cai, ganha velocidade de até 80 km/h. Ao chegar à parte inferior da torre, é direcionado de forma eficiente para as turbinas eólicas, movimentando-as e gerando eletricidade.
Vantagens do sistema
Uma das vantagens do sistema é que, mesmo funcionando em locais com ventos fracos, sua eficiência aumenta à medida que a constância dos ventos também aumenta. Portanto, quando instalada em locais com ventos fortes, é possível aproveitar o cilindro para instalar turbinas tradicionais na superfície. Isso contribui para o aumento da produção de energia.
George Elliott, cientista e consultor da empresa fabricante, explica que "uma torre é equivalente a, pelo menos, uma usina nuclear". Além disso, outra vantagem desse sistema eólico é a baixa necessidade de manutenção. Elliott afirma que essas torres podem durar indefinidamente, pois tudo o que é usado é água, vapor e vento. Essa tecnologia é considerada totalmente limpa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O protótipo do projeto está planejado para ser instalado no Arizona, EUA, com o potencial de abastecer até 1,6 milhões de casas na Califórnia e no Arizona. A primeira torre tem capacidade projetada para produzir mil megawatts brutos por hora. No dia a dia, espera-se que ela opere com uma produção de 700 MW por hora, sendo cem megawatts utilizados para manter seu funcionamento adequado.
Veja Também:
Fontes: Ciclo Vivo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.