Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Aquecedor solar feito de latas de cerveja economiza quase 3 mil reais por ano

por Clara Ribeiro | 26/02/2016
Copiado!

As últimas pesquisas indicam que os brasileiros estão gastando menos energia elétrica. Segundo dados da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada no último dia 1º pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo no país caiu 2,1% em 2015.
Contudo, quem paga conta de luz sabe que artifícios para economizar nunca são demais. E nessa história de qual aparelho consome mais, o chuveiro elétrico é o campeão – ele representa 25% do gasto de uma residência. E se você pudesse cortar esse desperdício e ainda fazer economia? Foi nisso que pensou um professor de matemática sérvio ao criar seu próprio aquecedor solar. É um exemplo de outra parte do mundo, claro, mas a intenção pode ser vista como universal!
Darko Milicevic, de 39 anos, é morador da cidade de Paracin, situada a 130 quilômetros de Belgrado. Por conta das temperaturas negativas durante o inverno, o consumo de energia subiam intensamente. A partir daí, usando seus conhecimentos e abusando da criatividade, resolveu testar latinhas usadas de cerveja em vez de tubos de cobre para sua nova invenção. Resultado: com menos de R$ 300 e com a atitude sustentável de retirar as latas do meio ambiente, ele criou um aquecedor de água caseiro.
aquecedorfeitocomlatas-blog-da-arquitetura
“Pensei em fazer meu próprio sistema de aquecimento de forma gratuita, porque todo mundo quer facilitar suas vidas durante esta crise econômica.”, relatou Darko. Sua ideia permitiu uma economia de R$ 2,9 mil por ano.
Foram utilizadas 44 latas e tábuas de madeira. Para acoplar as latinhas, ele fez 22 buracos nas tábuas e as empilhou. Após isso, fez alguns furos nas embalagens para ventilação e as pintou de preto a fim de que absorvessem mais calor. E justamente para não perder esse calor, o painel foi isolado com isopor. O professor explica que os raios de sol aquecem o ar nas latas. “O ar quente então passa naturalmente pelos recipientes e chega à casa, esquentando o ambiente”, diz.
aquecedorfeitocomlatas1-blog-da-arquitetura
O inventor disse ainda que o aparelho teve a capacidade de aquecer a água da casa mesmo quando a temperatura caiu para -5°C. Ele lembra que o problema é quando não há sol, pois, desta forma, não tem como o painel funcionar. Veja como ficou o aquecedor caseiro abaixo.
aquecedor-blog-da-arquitetura
aquecedorlatas-blog-da-arquitetura
Fotos: Darko Milicevic

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários