Engenharia 360

Os 7 tipos de andaimes utilizados na construção civil

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 22/08/2022 | Atualizado em 23/08/2022 3 min

Os 7 tipos de andaimes utilizados na construção civil

por Simone Tagliani | 22/08/2022 | Atualizado em 23/08/2022
Engenharia 360

Algumas construções ou reformas de edificações – incluindo as com demolições de estruturas, fixação de esquadrias e painéis, limpezas e pinturas – necessitam da utilização de andaimes. Essas estruturas – que podem ser de alumínio, ferro ou aço – são montadas temporariamente em canteiros – ambientes internos ou externos – para que trabalhadores possam realizar atividades em locais altos com mais segurança e facilidade.

Claro que a sua montagem só pode ser feita por profissionais habilitados, com equipamentos corretos, e respeitando as normas, como a NR18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NBR 6494 (Segurança nos Andaimes).

Eis as peças que compõem os andaimes:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
  • painéis metalizados com antiderrapante;
  • barras diagonais e de ligação;
  • plataforma de trabalho;
  • sapata regulável e fixa;
  • rodas de PU;
  • escadas;
  • guarda-corpo;
  • e rodapé.

A seguir, confira os modelos de andaimes mais usados em obras no Brasil!

Tipos de andaimes

Fachadeiro

andaimes
Imagem reproduzida de Andaimes Urbe

Um dos tipos mais usados na construção civil brasileira. Composto por torres modulares com quadros horizontais e verticais, pisos metálicos, diagonais e travessas, formando paginações variadas que permitem cobrir pequenas e grandes extensões de paredes. Além disso, é bastante indicado para locais estreitos.

Móveis

andaimes
Imagem reproduzida de Torre Móvel

Esses andaimes são apoiados sobre rodas, tornando a mobilidade de toda a estrutura dentro do canteiro de obras algo muito mais prático.

Veja Também: Quais as regras para tapumes e placas de obras?

Tubular ou Apoiado

andaimes
Imagem reproduzida de Soluções Industriais

É um modelo bastante utilizado por pedreiros e pintores, por exemplo. Tem a estrutura – que pode ser tubular – apoiada de forma simples e independente da construção, já conseguindo suportar cargas mais pesadas. Mas, atenção: quando montado nas fachadas dos prédios, deve ser revestido por tela!

Tubo roll

andaimes
Imagem reproduzida de Soluções Industriais

Este andaime – geralmente feito em aço inox ou aço carbono – é formado pela união de tubos metálicos com braçadeiras, que podem gerar geometrias variadas conforme o desejado. Tem excelente durabilidade. E, para desmontagem, dispensa uso de ferramentas específicas.

Veja Também: Como dar Entrada dos Projetos na Prefeitura?

Multidirecional

andaimes
Imagem reproduzida de Americandaimes

Este andaime é formado por peças de encaixes diretos e precisos, por pressão, com cunhas e rosetas que permitem também a criação geometrias variadas, e com diversas angulações. É indicado para locais de obra complexos, como zonas de escadas, por exemplo.

Industrial

andaimes
Imagem reproduzida de Soluções Industriais

Apresenta sistema de travas tipo “X”, que proporciona aos trabalhadores maior segurança durante a realização das atividades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Time da construção: conheça as 5 equipes de profissionais que atuam em canteiros de obras

Suspenso ou balancim

andaimes
Imagem reproduzida de Balancim Leve para Fachada

Por último, esse modelo é bastante utilizado para atividades de manutenção e limpeza de fachadas, silos, poços e chaminés. Na verdade, ele não é bem um andaime, mas uma cadeira anatômica presa por cabos de aço e movimentada por meio de guinchos manuais ou elétricos motorizados.


A saber, ao utilizar qualquer um desses tipos de andaimes, e até ao montar e desmontar essas estruturas, o profissional precisa usar equipamentos de proteção individual. Isso inclui, luvas, capacete, botas, cinturão de segurança, talabartes, e mais.


Fontes: Viva Decora, Brasmetal, Urbe.

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo