Algumas construções ou reformas de edificações - incluindo as com demolições de estruturas, fixação de esquadrias e painéis, limpezas e pinturas - necessitam da utilização de diferentes tipos de andaimes. Essas estruturas - que podem ser de alumínio, ferro ou aço - são montadas temporariamente em canteiros - ambientes internos ou externos - para que trabalhadores possam realizar atividades em locais altos com mais segurança e facilidade.
Claro que a sua montagem só pode ser feita por profissionais habilitados, com equipamentos corretos, e respeitando as normas, como a NR18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e NBR 6494 (Segurança nos Andaimes).
Eis as peças que compõem os andaimes:
- painéis metalizados com antiderrapante;
- barras diagonais e de ligação;
- plataforma de trabalho;
- sapata regulável e fixa;
- rodas de PU;
- escadas;
- guarda-corpo;
- e rodapé.
A seguir, confira os modelos de andaimes mais usados em obras no Brasil!
Fachadeiro

Um dos tipos mais usados na construção civil brasileira. Composto por torres modulares com quadros horizontais e verticais, pisos metálicos, diagonais e travessas, formando paginações variadas que permitem cobrir pequenas e grandes extensões de paredes. Além disso, é bastante indicado para locais estreitos.
Móveis

Esses andaimes são apoiados sobre rodas, tornando a mobilidade de toda a estrutura dentro do canteiro de obras algo muito mais prático.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Quais as regras para tapumes e placas de obras?
Tubular ou Apoiado

É um modelo bastante utilizado por pedreiros e pintores, por exemplo. Tem a estrutura - que pode ser tubular - apoiada de forma simples e independente da construção, já conseguindo suportar cargas mais pesadas. Mas, atenção: quando montado nas fachadas dos prédios, deve ser revestido por tela!
Tubo roll

Este andaime - geralmente feito em aço inox ou aço carbono - é formado pela união de tubos metálicos com braçadeiras, que podem gerar geometrias variadas conforme o desejado. Tem excelente durabilidade. E, para desmontagem, dispensa uso de ferramentas específicas.
Veja Também: Como dar Entrada dos Projetos na Prefeitura?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Multidirecional

Este andaime é formado por peças de encaixes diretos e precisos, por pressão, com cunhas e rosetas que permitem também a criação geometrias variadas, e com diversas angulações. É indicado para locais de obra complexos, como zonas de escadas, por exemplo.
Industrial

Apresenta sistema de travas tipo "X", que proporciona aos trabalhadores maior segurança durante a realização das atividades.
Veja Também: Time da construção: conheça as 5 equipes de profissionais que atuam em canteiros de obras
Suspenso ou balancim

Por último, esse modelo é bastante utilizado para atividades de manutenção e limpeza de fachadas, silos, poços e chaminés. Na verdade, ele não é bem um andaime, mas uma prancha presa por cabos de aço e movimentada por meio de guinchos manuais ou elétricos motorizados.
Bônus 1 | Andaime em balanço
Este é um tipo de andaime? Sim! Porém, não vamos colocar na lista dos principais, pois ele não é muito indicado, a não ser quando é impossível utilizar outro tipo - por exemplo, se não há superfície resistente para apoio. Andaimes em balanço funcionam como composições fixas ou deslocáveis. Elas são instaladas provisoriamente pelo lado de fora das edificações, suportadas por vigas em balanço.


Bônus 2 | Cadeira Suspensa
Este equipamento não pode ser considerado um andaime. Contudo, ele é utilizado em trabalhos nas alturas. Na construção, por exemplo, permitindo a realização de pinturas, lavagens de fachadas ou qualquer tipo de instalação com espaço restrito onde não é possível a instalação de andaimes.

A saber, ao utilizar qualquer um desses tipos de andaimes, e até ao montar e desmontar essas estruturas, o profissional precisa usar equipamentos de proteção individual. Isso inclui, luvas, capacete, botas, cinturão de segurança, talabartes, e mais.
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: Viva Decora, Brasmetal, Urbe.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Simone Tagliani
Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital e Marketing Digital; estudante de Gestão de Projetos; e proprietária da empresa Visual Ideias.