O que é encunhamento 

Como fazer um? 

Marceile Torga 25/05/2022

Quando se opta por uma estrutura de concreto armado, geralmente utilizam-se paredes de alvenaria de tijolos ou lajotas cerâmicas. Para tanto, é necessário fazer uma ligação entre essas paredes, o encunhamento! 

As alvenarias, se não forem bem distribuídas, podem apresentar problemas. A principal função do encunhamento é distribuir e absorver as cargas sobre a alvenaria, além de promover o fechamento da última fiada. 

Qual a importância? 

Com avanço das tecnologias, surgiram técnicas que utilizam materiais mais resilientes, tais como: argamassas com elastômeros, esferas de isopor, placas de Neoprene, poliuretano expandido, entre tantos outros. 

Técnica de execução 

A realização do encunhamento: com pré-tensionamento (tijolos a 45º, argamassa expansiva), sem pré-tensionamento (argamassa de baixo módulo de elasticidade) e plástico (espuma de poliuretano). 

Tipos de encunhamento 

Para o encontro de estruturas com a alvenaria, o ideal é executar esse encunhamento com uma argamassa flexível, expansiva, sendo que a melhor maneira com uso de bisnaga, para uma camada mais uniforme da massa. 

Melhores práticas