Engenharia 360

Desvendando o Teorema de Pitágoras: Origem e Aplicações nas Engenharias

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023 4 min
Imagem de Plimpton 322 via Wikipédia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica_babil%C3%B4nica#/media/Ficheiro:Plimpton_322.jpg

Desvendando o Teorema de Pitágoras: Origem e Aplicações nas Engenharias

por Redação 360 | 23/10/2023 | Atualizado em 24/10/2023
Imagem de Plimpton 322 via Wikipédia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica_babil%C3%B4nica#/media/Ficheiro:Plimpton_322.jpg
Engenharia 360

Certamente você se lembra de ter ouvido na escola sobre o Teorema de Pitágoras. Mas também deve se lembrar de ter perguntado ao professor sobre como usaria isso na vida e se realmente aprender sua fórmula matemática era importante. Pois bem, quem é formado hoje em Engenharia reconhece sua utilidade em diversas áreas da profissão. Vamos falar sobre isso mais adiante neste texto do Engenharia 360.

Teorema de Pitágoras
Imagem de Plimpton 322 via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica_babil%C3%B4nica#/media/Ficheiro:Plimpton_322.jpg

Veja Também: Conheça a História da Freira que foi a Primeira a Receber Doutorado em Ciências da Computação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes, queremos destacar que o Teorema de Pitágoras foi elaborado pelo filósofo e matemático grego Pitágoras por volta de 500 a.C., afirmando que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa em um triângulo retângulo. Resumindo este princípio na matemática, seria a descrição da relação entre os lados de um triângulo retângulo - um triângulo que possui um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90 graus. Essa ideia é expressa pela seguinte equação:

a² + b² = c²

Onde:

  • "a" e "b" são as medidas dos catetos.
  • "c" é a medida da hipotenusa.
Teorema de Pitágoras
Imagem reproduzida de O Globo

Veja Também: O Legado do Gênio Matemático Thomas Fuller, conhecido como a calculadora humana

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Teorema de Pitágoras em tabuleta antiga da Babilônia

Recentemente, os cientistas descobriram uma tabuleta de argila da antiga Babilônia, datada de cerca de 1770 a.C., que descreve o uso de um conceito semelhante ao Teorema de Pitágoras. Isso significa que os antigos tinham bom conhecimento desse conceito matemático avançado, entendendo a relação entre a diagonal de um quadrado e seu lado.

Porém, vale destacar que não existem registros originais dos escritos do Teorema de Pitágoras. Muito do conhecimento atribuído a ele foi transmitido verbalmente por seus seguidores do próprio Pitágoras, os pitagóricos. Isso faz alguns pesquisadores a questionarem se o matemático inventou mesmo o teorema ou se sua escola o popularizou e o associou a ele. E você, o que acha?

Teorema de Pitágoras
Imagem crédito Osama S. M. Amin, CC-BY-4.0, Edição e montagem por Canaltech via Correio Braziliense

Aplicações do Teorema de Pitágoras nas engenharias

Como podemos usar o Teorema de Pitágoras? Bem, vamos dar exemplos! Para começar, na medição de terrenos, permitindo cálculos precisos em situações que variam desde a construção de edifícios até intervenções de Engenharia em espaços públicos. Também é possível usar o teorema em projetos de Arquitetura e Design para desempenhar diferentes funções, como calcular distâncias, dimensões de móveis, áreas, planejamento de rotas de transporte, resgates em desastres, entre outras aplicações práticas.

Veja Também: Explorando a Lei de Gauss na Prática: Aplicações na Engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Voltando a falar mais especificamente das engenharias, é possível ver na prática o Teorema de Pitágoras aplicado, por exemplo:

  • Engenharia Civil:
    • No cálculo de distâncias e medidas em projetos de construção.
    • No dimensionamento e verificação de ângulos retos em estruturas, como paredes, tetos e pisos.
    • No cálculo de distâncias horizontais e verticais em topografia e levantamentos de terrenos.
  • Engenharia Mecânica:
    • No projeto de máquinas e equipamentos, especialmente quando se trata de alinhamento de peças.
    • No cálculo de deslocamentos e distâncias em sistemas de engrenagens, correias e polias.
  • Engenharia Elétrica:
    • No dimensionamento e cálculo de circuitos elétricos, especialmente em circuitos de corrente alternada (AC).
    • No cálculo de tensões e correntes em circuitos elétricos devido à geometria dos componentes.
  • Engenharia de Controle e Automação:
    • Na análise de sistemas de controle que envolvem a relação entre grandezas, como tensão e corrente em circuitos elétricos.
  • Engenharia de Telecomunicações:
    • No cálculo de distâncias e alturas de antenas e torres de transmissão.

Engenheiro teria mudado o Teorema de Pitágoras

No ano de 2016, o engenheiro aeronáutico e espacial Luis Teia apresentou uma nova perspectiva do Teorema de Pitágoras. Vamos tentar explicar de modo resumido. Até agora, o teorema sempre pareceu restrito em duas dimensões. Mas o estudioso propôs em um artigo intitulado "Pythagoras triples explained via central squares" que o teorema pudesse ser desenvolvido em versão tridimensional. A fórmula, nesse caso, ficaria do seguinte modo:

X3 + Y3 = Z3

Claro que Luis Teia detalhou isso bem melhor. Foram cerca de 120 páginas de cálculos de álgebra e geometría. Algo demonstrado nessa versão é uma rotação de 90 graus do lado direito do teorema, transformando um quadrado em octaedro - equivalente tridimensional do quadrado. Isso teria um grande potencial de atualização da trigonometria, levando a novos avanços na matemática e em aplicações tecnológicas.

Teorema de Pitágoras
Imagem reproduzida de Engenharia É
Teorema de Pitágoras
Imagem de Luis Teia via Engenharia É

Veja Também:


Fontes: Engenharia É, CanalTech, Impa.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo