Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Tendência que veio pra ficar: IKEA agora vende mini casa móvel sustentável

por Gabriela Glette | 22/01/2021
Copiado!

Chamada BOHO XL/IKEA, ela vem equipada com tomada USB, aquecedor de água, cama Queen e outros confortos

Uma das maiores diferenças de mentalidade entre os millennials as gerações anteriores é que esta geração de jovens nascidos entre 1980 e 2000 busca cada vez mais uma vida minimalista baseada na liberdade. E se o movimento já vinha ganhando cada vez mais adeptos, em 2020, com a pandemia, ele parece ter vindo para ficar. Sempre antenada nas últimas tendências do mercado, a loja de móveis e decoração sueca IKEA acaba de lançar uma mini casa móvel, com um diferencial de que ela é sustentável e muito mais barata do que as casas tradicionais.

mini casa móvel da IKEA
Imagem: divulgação

Segundo a varejista, o objetivo da casa móvel sobre rodas, é mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”.  Estilosa e acessível, a fabricação da casa é feita praticamente sem emissões de gases tóxicos. A residência mede 17 metros quadrados e já vem decorada com móveis IKEA. Como fonte de energia, ela usa uma série de painéis solares, o que significa que a única emissão vem do veículo em si.

interior da cada IKEA decorado
Imagem: divulgação

Ela também já vem preparada como um reboque, pronta para ser acoplada a um veículo e sair desbravando o mundo. Segundo o fabricante, a casa prioriza materiais renováveis, reutilizáveis e reciclados, e a madeira vem de um cultivo sustentável de pinheiros. Isso sem contar que os armários da cozinha são feitos com tampinhas recicladas de garrafas e o banheiro também é ecológica. De fato, a casa além de ser sustentável promove um estilo de vida mais respeitoso em relação à natureza à medida que fomenta o minimalismo.

mini casa móvel sustentável por dentro
Imagem: divulgação

Segundo Abbey Stark, chefe do departamento de design interior da IKEA, o projeto também prioriza o conforto e a estética, baseada no estilo simples e minimalista nórdico. “O projeto usou produtos sustentáveis e multifuncionais que ajudam a economizar espaço e energia”.

cozinha da casa IKEA
Imagem: divulgação

Apesar de inovador, o projeto também busca posicionar a marca diante de um problema que não podemos mais esconder. A indústria habitacional é uma das mais poluentes e precisa encontrar substitutos aos métodos tradicionais de construção. “Construímos uma mini casa sustentável a partir do zero para educar e inspirar as pessoas a levar a sustentabilidade para a sua vida”, afirma a divulgação da empresa.

banheiro no interior
Imagem: divulgação

Apelidada de BOHO XL/IKEA, a mini casa possui paredes brancas, telhado com iluminação natural, bomba e aquecedor de água, armários de cozinha escuros, mobília, cortina nas janelas, banheiro com chuveiro, tomadas USB, cama em tamanho Queen, armários e um sofá com espaço para armário. Feita em parceria com a Vox Creative e a Escape, empresa especializada em “casas minúsculas”, sua instalação leva cerca de 60 dias, e ela já está à venda a partir de US$ 47.550,00 dólares – equivalente a cerca de R$ 252.400,00 reais.

mini casa móvel sustentável da IKEA
Imagem: divulgação
mini casa móvel sustentável
Imagem: divulgação

Fonte: Hypeness

Você moraria em uma casa dessas? Comente!

Copiado!
Imagem padrão usuário

Gabriela Glette

Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.

Comentários