Engenharia 360

Conheça o ‘telhado solar’ da Tesla, com placas solares ultra modernas

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 20/07/2021 | Atualizado à 2 dias 3 min

Conheça o ‘telhado solar’ da Tesla, com placas solares ultra modernas

por Rafael Panteri | 20/07/2021 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360

Carros elétricos e energia limpa sempre foram o foco da Tesla. Inclusive, Elon Musk –  fundador e atual CEO da empresa – investiu em tecnologias que fossem sustentáveis para o meio ambiente e trouxessem lucros para a companhia. Seus carros elétricos ficaram famosos pela inovação e baixo consumo, sendo os mais comprados da categoria. Além disso, as promessas de viagens espaciais trouxeram grandes investimentos e apoiadores sob o comando de Musk. Mas, agora a empresa quer conquistar outro mercado, o de painéis solares para residências.

Imagem www.tesla.com
Casa com telhado solar da Tesla (Imagem: www.tesla.com)

A bateria Powerwall da Tesla

Há alguns anos, a Powerwall 2 foi lançada. Trata-se de uma bateria compacta e integrada para casas, cuja principal finalidade é armazenar energia solar, e a reserva pode ser utilizada durante a noite ou em casos de apagões. Esse tipo de equipamento já era bastante conhecido e a Tesla não apresentava inovações significativas. Porém, durante um evento em Los Angeles, Elon Musk apresentou a linha de telhados solares da sua empresa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

(Imagem www.tesla.com)
A bateria Powerwall 2 conta com 14kw e por ser comprada no site da Tesla por US$5500 (Imagem www.tesla.com)

Associadas à Powerwall, as ‘telhas solares’ são totalmente diferentes dos painéis fotovoltaicos convencionais que estamos acostumados. Com um design inovador e moderno, ninguém é capaz de discernir se é um telhado normal ou solar da Tesla. Isso acontece pois as placas são feitas de vidro temperado e texturizado que simula barro ou pedra – principais materiais utilizados nas casas estadunidenses.

Veja Também: Como funciona uma placa fotovoltaica?

Mais informações sobre os telhados solares

Produzidas pela SolarCity em Buffalo, Nova York, as novas telhas fotovoltaicas têm vida útil de 50 anos. A resistência do telhado é mantida e a eficiência dos painéis também. Isso porque o material é completamente translúcido, com perda de apenas 2% na passagem de luz. E as células solares estão escondidas debaixo desse vidro, deixando as casas esteticamente melhores.

O novo telhado representa também um passo na direção do futuro idealizado por Elon Musk, com um sistema de casa e carros integrados com muita tecnologia. Um carro elétrico, por exemplo, poderia ser carregado com uma energia gerada pelos telhados da casa. O excedente, por sua vez, é armazenado nas baterias Powerwall 2. E cada uma dessas etapas seria um produto Tesla!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

(Imagem www.tesla.com)
Carro e casa integrados (Imagem www.tesla.com)

Ficou animado pelas novidades e curiosidades sobre painéis solares? Compartilhe esta notícia para quem possa interessar!


Fonte: Tesla, Portal Solar.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo