Carros elétricos e energia limpa sempre foram o foco da Tesla. Inclusive, Elon Musk – fundador e atual CEO da empresa – investiu em tecnologias que fossem sustentáveis para o meio ambiente e trouxessem lucros para a companhia. Seus carros elétricos ficaram famosos pela inovação e baixo consumo, sendo os mais comprados da categoria. Além disso, as promessas de viagens espaciais trouxeram grandes investimentos e apoiadores sob o comando de Musk. Mas, agora a empresa quer conquistar outro mercado, o de painéis solares para residências.

A bateria Powerwall da Tesla
Há alguns anos, a Powerwall 2 foi lançada. Trata-se de uma bateria compacta e integrada para casas, cuja principal finalidade é armazenar energia solar, e a reserva pode ser utilizada durante a noite ou em casos de apagões. Esse tipo de equipamento já era bastante conhecido e a Tesla não apresentava inovações significativas. Porém, durante um evento em Los Angeles, Elon Musk apresentou a linha de telhados solares da sua empresa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Associadas à Powerwall, as ‘telhas solares’ são totalmente diferentes dos painéis fotovoltaicos convencionais que estamos acostumados. Com um design inovador e moderno, ninguém é capaz de discernir se é um telhado normal ou solar da Tesla. Isso acontece pois as placas são feitas de vidro temperado e texturizado que simula barro ou pedra – principais materiais utilizados nas casas estadunidenses.
Veja Também: Como funciona uma placa fotovoltaica?
Leia Mais
Mais informações sobre os telhados solares
Produzidas pela SolarCity em Buffalo, Nova York, as novas telhas fotovoltaicas têm vida útil de 50 anos. A resistência do telhado é mantida e a eficiência dos painéis também. Isso porque o material é completamente translúcido, com perda de apenas 2% na passagem de luz. E as células solares estão escondidas debaixo desse vidro, deixando as casas esteticamente melhores.
O novo telhado representa também um passo na direção do futuro idealizado por Elon Musk, com um sistema de casa e carros integrados com muita tecnologia. Um carro elétrico, por exemplo, poderia ser carregado com uma energia gerada pelos telhados da casa. O excedente, por sua vez, é armazenado nas baterias Powerwall 2. E cada uma dessas etapas seria um produto Tesla!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Ficou animado pelas novidades e curiosidades sobre painéis solares? Compartilhe esta notícia para quem possa interessar!
Fonte: Tesla, Portal Solar.
Comentários

Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.