Fontes de energia limpa desempenham um papel importantíssimo na preservação do planeta e no desenvolvimento da humanidade. É por isso que meios renováveis participam cada vez mais da geração de energia. Um ótimo exemplo é o Sol.
Qual a origem dessa energia limpa?
A estrela central do nosso sistema planetário apresenta energia infinita, se pensarmos na escala de tempo da humanidade. Toda essa energia chega à Terra em forma de luz – que se comporta como onda e como partícula em determinadas situações. E, enfim, as placas fotovoltaicas são uma opção para transformar a energia do Sol em eletricidade!
Como funcionam as placas?
A placa solar é formada por células solares feitas de materiais semicondutores, como o silício. Esse metal é muito abundante no Brasil e deve ser purificado antes da montagem da célula. As lâminas de silício puro são chamadas de “Wafers” e são contaminadas de forma controlada com boro e fósforo, polarizando a estrutura. E circuitos impressos em prata são adicionados para aumentar a capacidade de coletar eletricidade.
O Efeito Fotovoltaico
Quando as partículas de luz solar - os fótons - colidem com os átomos desses materiais, provocam o deslocamento dos elétrons, gerando uma corrente elétrica que carrega a bateria. Esse processo é conhecido como Efeito Fotovoltaico e foi descoberto pelo físico alemão Heinrich R. Hertz, em 1887 - por falar nisso, a unidade de frequência ou ciclos por segundos é em sua homenagem.
A título de curiosidade, a exploração espacial, por exemplo, é uma área que explora a energia solar. Aliás, cada vez mais satélites e rovers espaciais são equipados com placas fotovoltaicas. Fora da atmosfera terrestre, esse sistema é capaz de absorver até 14% da energia solar que incide sobre ele.
O que acha da energia solar e onde pode ser aplicada? Escreva nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja também: Cientistas chineses criam painel solar que gera energia na chuva
Fontes: Super, Energia Total
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.