Engenharia 360

Teletransporte agora é real: confira essa tecnologia holográfica do Canadá

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/08/2022 | Atualizado em 14/08/2022 2 min

Teletransporte agora é real: confira essa tecnologia holográfica do Canadá

por Redação 360 | 11/08/2022 | Atualizado em 14/08/2022
Engenharia 360

Já sonhou em simplesmente desaparecer e reaparecer em outro lugar, talvez no destino turístico dos seus sonhos, do outro lado do mundo? Bem, para isso, seria preciso uma tecnologia de teletransporte, não é mesmo? Claro que, por certo, estamos “anos-luz” longe dessa realidade. Contudo, recentemente, uma equipe de pesquisadores do Western Institute for Space Exploration do Canadá conseguiu realizar, com sucesso, o primeiro teletransporte holográfico internacional da história.

Que fique anotado que, dois anos atrás, a NASA conseguiu algo quase parecido, transportando um holograma para a Estação Espacial Internacional (ISS). Mas o princípio é o mesmo, a passagem de um holograma de pessoa ou objeto instantaneamente para outro local. Só que agora a experiência é internacional; então, isso muda tudo para o nosso futuro! Saiba mais no texto a seguir!

O primeiro teletransporte holográfico internacional

O experimento da equipe canadense foi assim: uma câmera foi apontada para uma pessoa. Sua imagem foi registrada e enviada para um destino, onde um dispositivo chamado holoente recebeu. Por ele, o receptor teve a impressão de estar no mesmo ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
teletrasporte tecnologia holográfica
Imagem reproduzida de Olhar Digital
teletrasporte tecnologia holográfica
Imagem reproduzida de Só Notícia Boa

A tecnologia holográfica do teletransporte, na prática

É mais interessante falar dessa tecnologia comparando as possibilidades com casos reais. Por exemplo, neste momento, uma equipe da faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Ontário Ocidental está testando, em parceria com a empresa Leap Biosystems, utilizar a transferência holográfica com hardware da Microsoft e software da Aexa Aeroespace para diversas aplicações médicas, como exames físicos à distância.

Isso ajudaria demais levar a Medicina para quem tem dificuldade de acesso a cuidados básicos de saúde. Estamos falando, por exemplo, de pessoas que vivem em locais remotos ou rurais. Os médicos não precisam fazer viagens longas e caras para atender seus pacientes, representando uma economia de tempo e finanças, amenizando a sobrecarga de sistemas de saúde. Pode ser o casamento perfeito entre Engenharia e Medicina! O que acha?

teletrasporte tecnologia holográfica
Imagem reproduzida de Tudo Celular

Os desafios que ainda precisam ser superados pela ciência

Claro que a tecnologia holográfica de teletransporte não está completamente pronta. De acordo com especialistas, ela ainda apresenta muitas falhas, como nos biossensores do sistema dos hololentes. Mas, depois disso, as possibilidades podem ser infinitas, como monitoramentos de frequências cardíacas de saturação de oxigênio, reuniões virtuais, e mais. Ah, não podemos esquecer das viagens entre fronteiras – bom, não custa sonhar. Quem sabe, logo podemos acabar de vez com essa distância física tridimensional!

Veja Também: Conheça a tela holográfica com a mais alta resolução do mundo que impressiona pelo realismo


Fontes: Olhar Digital.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo