Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


[Espantoso!] Startup de Israel cria material com propriedades resistivas parecidas às teias de aranhas

por Rafael Panteri | 24/06/2021

Startup israelense afirma ter desenvolvido um material que apresenta características resistivas próximas às das teias de aranhas! Saiba mais!

A startup israelense afirma ter desenvolvido “fibras sintéticas de teias de aranhas“. Segundo eles, o material é idêntico às teias encontradas na natureza e poderá ser utilizado como matéria- prima na área médica e de materiais especializados no setor de equipamentos esportivos e na indústria de defesa.

A saber, a empresa que desenvolveu o material, a Seevix, foi fundada em 2014 por Shlomzion Shen e Shmulik Itta, que basearam seu trabalho em 10 anos de pesquisa conduzida na Universidade Hebraica de Jerusalém.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As teias de aranhas naturais

Formadas por um tipo de proteína que se origina no abdômen, as teias são utilizadas pelas aranhas para se locomover e prender suas presas. Muitos cientistas tentam replicar essas propriedades em laboratório.

O fio feito por esses artrópodes apresenta resistência cinco vezes maior que o aço e é duas vezes mais resistente que o Kevlar – fibra sintética de arame usada em coletes à prova de balas. Além disso, um fio de teia pode ser esticado em até 30% de seu comprimento sem quebrar. Sem dúvidas, é um dos materiais mais resistentes da natureza!

aranhas
Imagem de Claudia Wollesen em Pixbay free image

As teias de aranha artificiais

Chamadas de SVX, as teias de aranhas artificiais são compostas de nanofibras emaranhadas com poros entre elas. Para conseguir fazer uma estrutura assim, uma sequência única de DNA foi projetada a partir de um processo de fermentação com bactérias, açúcar, fermento e água – processo semelhante ao que ocorre dentro de uma aranha.

Conforme a Seevix, os poros entre as nanofibras das SVX podem ser “carregados” com todo o tipo de ingrediente. Isso significa que é possível combinar a resistência da teia com outros materiais, criando algo “significativamente mais forte, leve e fino”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aranhas
Imagem no microscópio da teia artificial | Imagem extraída do site da Startup Seevix

Veja também: Beija-flores enxergam cores que nós, humanos, nem imaginamos

Ecologicamente correta e sustentável, a teia de aranha artificial pode ser usada para:

  • Reparos de joelho e ligamento;
  • Telas cirúrgicas;
  • Implantes dentários e ortopédicos;
  • Curativos biológicos que aumentam a cicatrização de feridas;
  • Preservativos mais resistentes;
  • Materiais têxteis;
  • Cosméticos; e
  • Itens para uso médico e mais.

Shlomzion Shen se mostra animado com o desenvolvimento do projeto das teias de aranhas artificias e diz que ainda busca financiamento para continuar sua evolução. “Temos um processo de automontagem espontâneo semelhante ao processo da natureza. Por isso, não precisamos inventar a natureza, precisamos apenas imitá-la”.

Então, achou essa tecnologia interessante? Deixe a sua opinião nos comentários!

Fontes: EXAME, Aranhas, Seevix.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.