Engenharia 360

Disney Revoluciona a Realidade Virtual com o Primeiro 'Piso Inteligente' Omnidirecional

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/01/2024 4 min
Imagem de de Disney reproduzida de pplware

Disney Revoluciona a Realidade Virtual com o Primeiro 'Piso Inteligente' Omnidirecional

por Redação 360 | 24/01/2024
Imagem de de Disney reproduzida de pplware
Engenharia 360

A Disney dessa vez se superou! Recentemente, a empresa lançou o HoloTile, um tipo de piso inteligente para ser utilizado junto das ferramentas de Realidade Virtual. O objetivo é superar um dos principais desafios enfrentados pelos usuários dessa tecnologia, a locomoção sem sair do lugar. A resposta veio do gênio Lanny Smoot, imagineer da empresa há 25 anos. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

O que inspirou Lanny Smoot para a criação do HoloTile?

Como dissemos antes, Lanny Smoot já tem uma longa jornada de carreira dentro da Disney na área de telecomunicações. O visionário tem 100 patentes registradas e se tornou o segundo funcionário da empresa incluído no Hall da Fama de Inventores dos Estados Unidos, seguindo os passos do próprio Walt Disney. Isso só destaca a natureza inovadora de suas contribuições.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De fato, a Walt Disney Imagineering sempre foi conhecida por combinar imaginação criativa com expertise técnica, sobretudo para seus parques temáticos. E a última revelação do segmento, o 'Star Wars: Galaxy's Edge', com todas as suas incríveis atrações, é uma das inspirações para o desenvolvimento dessa tecnologia de piso inteligente.

piso inteligente Disney HoloTile
Imagem de de Disney reproduzida de Hardware

Veja Também:

Explorando a tecnologia Mocap no filme Avatar: da origem à atualidade

Arquitetura da Disney: saiba qual a inspiração destas obras temáticas e os arquitetos do seu planejamento

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona o novo piso inteligente da Disney?

A Disney quer revolucionar a Realidade Virtual. A intenção é oferecer experiências mais imersivas e realistas aos usuários, ao mesmo tempo que apresentar soluções elegantes para os desafios de movimento, permitindo aos usuários andar em qualquer direção, sem sair do lugar.

piso inteligente Disney HoloTile
Gif de Disney reproduzido de Jornal Txopela

Para isso, optou-se por utilizar no HoloTite centenas de pequenos ladrilhos redondos que se movem e giram acompanhando os passos dados. A saber, cada ladrilho desses é controlado por um computador, que calcula a posição e a direção do usuário do piso inteligente em tempo real. Inclusive, os especialistas garantem que a tecnologia é capaz de suportar várias pessoas, cada uma andando em uma direção diferente.

piso inteligente Disney HoloTile
Imagem de de Disney reproduzida de TecMundo
piso inteligente Disney HoloTile
Imagem de de Disney reproduzida de Hardware

Estamos diante, portanto, da abertura de novas possibilidades para experiências de Realidade Virtual, como jogos, atrações de parques temáticos e até mesmo apresentações teatrais.

Confira um trecho do vídeo de lançamento do HoloTile:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segurança e Privacidade

Ainda sobre o funcionamento do HoloTile, vale destacar a preocupação que a Disney teve com questões de segurança do usuário. Seu novo piso inteligente criptografa de ponta a ponta os arquivos compartilhados e experienciados no espaço virtual, garantindo a privacidade e proteção dos dados dos usuários, alinhando-se com as últimas tendências na indústria da engenharia.

Quais as possíveis aplicações do HoloTile?

Foi o próprio Lanny Smoot que destacou no vídeo de lançamento da Disney as possíveis aplicações do HoloTile. A princípio, o foco é que o piso inteligente seja utilizado em atrações nos parques temáticos da empresa, incluindo espetáculos de danças, com bailarinos se movendo livremente no palco. Mas não está descartada a ideia da empresa, no futuro, fazer uma parceria com outros colaboradores para aprimorar o invento e o explorar ainda mais no espaço virtual.

Imagine andar por um ambiente de jogo sem se preocupar em tropeçar ou colidir com objetos, não seria incrível? Pelo jeito acabaram as videocassetadas! Poderíamos ter uma impressão ainda melhor de que estamos realmente dentro das atraçãos, caminhando por mundos e cenários deslumbrantes. E quem sabe até onde essas parcerias podem tornar a tecnologia mais acessível e atraente para um público mais amplo, além dos amantes da Disney.

piso inteligente Disney HoloTile
Imagem de de Disney reproduzida de pplware

É possível que, em breve, vejamos tecnologias como do piso inteligente HoloTile sendo aplicado para outras formas de entretenimento, em uso doméstico ou até em sala de aula, para fins educacionais, de treinamento e etc. Infelizmente, essa é uma tecnologia ainda em fase de desenvolvimento e demonstração. Mas, quem sabe o que o futuro nos aguarda, não é mesmo?

Veja Também:


Fontes: TecMundo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo