Engenharia 360

Explorando a tecnologia Mocap no filme Avatar: da origem à atualidade

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/01/2023 | Atualizado em 26/03/2023 4 min
Imagem reproduzida de Pinterest

Explorando a tecnologia Mocap no filme Avatar: da origem à atualidade

por Redação 360 | 04/01/2023 | Atualizado em 26/03/2023
Imagem reproduzida de Pinterest
Engenharia 360

Mocap trata-se de uma tecnologia de movimento. Ela é muito utilizada atualmente na criação de vídeo games, animações e filmes, como de ficção científica, a exemplo do recém lançado longa-metragem 'Avatar: O Caminho da Água', uma produção do famoso diretor James Cameron - que também trabalhou na produção de 'Titanic'. Mas há muitos outros exemplos que valem ser citados, prova do estágio avançado em que se encontram estas artes. Confira a seguir!

Explorando a tecnologia Mocap no filme Avatar: da origem à atualidade

Como funciona a tecnologia Mocap?

A tecnologia de captura de movimento avançou muito ao longo dos anos. Mas, na verdade, ela existe desde o século XIX, antes mesmo da criação do cinema. Porém, no passado, ela era utilizada para o entendimento dos movimentos de humanos e animais. Já ao longo do século XX, ela passou a valer como ferramenta de análise fotogramétrica no campo da biomecânica e era usada para esportes, educação e até videogames. Em resumo, faz com que participantes reais forneçam um modelo de movimento humano e traduzam esse movimento em outro meio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como se deu a evolução dessa ferramenta?

Quem ficou bastante interessado pelo Mocap foi Walt Disney. Ele imaginou como seria maravilhoso se esta tecnologia ajudasse a dar vida aos seus personagens. Por isso, ele adotou a rotoscopia, também conhecida como referência de ação ao vivo, e começou a experimentar o seu uso em filmes. Fruto disso foi o lançamento do seu primeiro longa-metragem, 'Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937, filmado por atores interpretando os papéis, com os esboços de desenhos desenvolvidos sobre as imagens de cenas gravadas.

Em 1978, Ralph Bakshi usou a técnica para animar 'O Senhor dos Anéis', resgatando o potencial desta tecnologia; sem contar sua produção de 1992, 'Mundo Proibido', que contou com a atuação do lendário ator Brad Pitt. E, em 2021, Richard Linklater adotou a técnica de rotoscopia no drama experimental 'Walking Life'. Mas, a essa altura, a captura de movimento já começava a ser utilizada de outra forma.

Aqui vai um marco da história da tecnologia Mocap, a obra 'Sinbad: nos limites da Aventura'. Este foi o primeiro filme já feito primariamente com captura de movimentos, com a maioria dos movimentos do personagem gravada com uma técnica óptica 3D inovadora, em que os atores representavam seus papéis na câmera cobertos por dezenas de minúsculos marcadores de referência, triangulando seus movimentos em um computador. Desse ponto em diante, o cinema nunca mais seria o mesmo!

Hollywood rapidamente adotou esse método de captura de movimento. São obras emblemáticas da sétima arte onde foi utilizado Mocap:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • A Múmia, com tomadas de efeitos especiais;
  • Gladiador, com replicação em massa de cenas de multidão;
  • Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, para os movimentos de Jar-Jar Binks;
  • Final Fantasy, cenas de ação crianças a partir de mapeamento em animação digital;
  • O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, com captura de movimento em tempo real e completa.
  • Planeta dos Macacos: A Origem, uso mais ambicioso da tecnologia de ponta, extraindo cada nuance de sua atuação, chegando mais perto do que nunca de realizar o impossível, que seria quase esquecer que os atores não eram macacos de verdade.
  • Além disso, em As Aventuras de Tintin, O Expresso Polar, Os Fantasmas de Scrooge, Happy Feet e A Casa Monstro.
Avatar - Mocap
Imagem reproduzida de StudioBinder

Como foi o uso da Mocap em Avatar?

No começo dos anos 2000, James Cameron simplesmente revolucionou o cinema com seu trabalho em Avatar. Certamente foi neste filme que a tecnologia Mocap alcançou mais admiração do público. Ele foi o pioneiro de um novo sistema que chamou de "câmera virtual", uma nova maneira de filmar. Nesse caso, os atores forneciam o movimento na própria sala de Mocap e a 'captura de desempenho' mapeava as menores expressões faciais de seu elenco. Assim, o diretor pôde ver suas atuações em CGI transmitidas ao vivo em seu monitor, habitando o mundo totalmente digital. Cameron chamou a câmera virtual de "forma de criação pura".

Pode-se dizer que a obra Avatar foi um sucesso, já que arrecadou mais dinheiro do que qualquer outro filme na história das bilheterias. Foi um exemplo perfeito de como é possível combinar a atuação ao vivo e arte digital!

Foram treze anos até a sequência de Avatar sair. Cameron esperou o sistema Mocap evoluir ainda mais. Parece que, nesse novo filme, o salto tecnológico foi mesmo surpreendente, principalmente na captura facial, com uma fidelidade de desempenho muito maior, em comparação com a primeira obra, de 2009. Veja a seguir!

Avatar - Mocap
Imagem reproduzida de AvatarSequels
Avatar - Mocap
Imagem reproduzida de Olhar Digital
Avatar - Mocap
Imagem reproduzida de Pinterest
Avatar - Mocap
Imagem reproduzida de Rokoko

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo