Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Conheça 3 exemplos de tecnologia onde corpo e mente humana funcionam como controle

por Redação 360 | 13/10/2021

Imagina usar o seu cérebro para mover um objeto. Isso pode ser agora possível, graças às novas tecnologias! Conheça 3 delas!

Imagina usar o seu corpo ou a sua mente para mover coisas. Não, não se trata de magia, mas de ciência e tecnologia! Fizemos uma pequena relação de três projetos inovadores nesta linha. Você ficará surpreso com estes exemplos de Engenharia! Confira!

1.Tecnologia de gerador movida à energia humana

Um estudante da Universidade da Califórnia de Los Angelis, Yihao Zhou, criou um sistema de gerador que pode ser movido à energia humana e que, aliás, consegue produzir 10 mil vezes mais eletricidade do que os geradores comuns. E durante o processo, foi descoberto que é possível, sim, gerar um efeito magnetoelástico – mudança de quanto um material é magnetizado quando minúsculos ímãs são constantemente aproximados e separados por pressão mecânica – em um material macio e flexível.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A proposta de Yihao é que o dispositivo bioeletrônico possa ser movimentado pelo corpo humano através de movimentos sutis, como dobrar um cotovelo. O protótipo construído, que tem o tamanho de uma moeda, foi feito incorporando pequenos ímãs de boro-ferro-neodímio em uma matriz polimérica de silicone catalisada com platina. E justamente quando fixado a um cotovelo, gerou 4,27 miliamperes por centímetro quadrado, o que é 10.000 vezes melhor do que a melhor tecnologia de nanogeradores flexíveis demonstrada até agora.

controle e automação
Imagem reproduzida de Jun Chen-UCLA

“Nossa descoberta abre um novo caminho para tecnologias práticas de energia, sensoriamento e terapêuticas centradas no corpo humano e que podem ser conectadas à Internet das Coisas”,

“O que torna esta tecnologia única é que ela permite que as pessoas se estiquem e se movam com conforto quando o dispositivo é pressionado contra a pele humana, e, como ela depende de magnetismo em vez de eletricidade, a umidade e o nosso próprio suor não comprometem sua eficácia.”

professor Jun Chen, da equipe da Universidade da Califórnia, em reportagem de Inovação Tecnológica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

2.Ferramenta que permite controlar recursos de carro por pensamento

A Mercedes-Benz apresentou ao mercado, recentemente, a tecnologia do Vision AVTR. Trata-se de um modelo de carro-conceito autônomo que tem várias tecnologias novas, incluindo uma ferramenta poderosa que permite que recursos do caso sejam controlados pela mente humana, ou seja, independente da fala ou do toque do usuário.

Funciona assim, um dispositivo – interface cérebro-computador – é conectado à sua cabeça, que analisa suas ondas cerebrais e aciona a função definida, como abrir uma janela, dar um sinal ou alterar a rota de destino do carro autônomo. E os especialistas dizem que essa tecnologia poderia aumentar o conforto ao dirigir no futuro e que isso abriria possibilidades revolucionárias para a interação intuitiva com os veículos!

Imagem reproduzida de Quatro Rodas
controle e automação
Imagem reproduzida de theGeek

3.Cadeira de rodas movida pelos olhos

Um estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Caxias do Sul do Rio Grande do Sul, Maikon Del Ré Perin, criou uma tecnologia chamada de ‘eletro-oculografia’. Ela foi desenvolvida enquanto ele estava participando de um intercâmbio na Universidade de Nevada, nos Estados Unidos. Trata-se de uma cadeira de rodas que pode ser movida pelo movimento dos olhos.

O equipamento funciona assim: uma máscara composta de eletrodos que consegue controlar o sinal elétrico emitido pelos movimentos musculares do globo ocular do usuário. Então, ao olhar para um lado ou outro, a cadeira seria movimentada na direção correspondente. E ações como mover os olhos para cima ou para baixo faria a cadeira se mover ou parar. Um modelo de dispositivo como este daria mais autonomia às pessoas que sofrem, por exemplo, de  Esclerose Lateral Amiotrófica, com algum comprometimento das suas funções motoras.

Imagem reproduzida de Portal Leouve
controle e automação
Imagem reproduzida de Senge

Então, o que achou destas três tecnologias? Escreva nos comentários e não esqueça de compartilhar este post com quem possa interessar!


Fontes: Inovação e Tecnologia, Época Negócios, Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.