Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Tecnologia de geradores poderia extrair água potável da atmosfera [Veja como!]

por Redação 360 | 13/07/2021

Imagina se fosse possível produzir água de forma semelhante como se faz com energia solar através de placas solares. Conheça essa tecnologia de geradores!

A água é um dos recursos mais preciosos do nosso planeta e está cada vez mais escassa! Apesar da imensa quantidade, uma pequena porcentagem ainda pode ser considerada potável. Várias são as formas utilizadas para se tentar conseguir água, entretanto, com as mudanças climáticas e com o grande crescimento populacional, está se tornando cada vez mais difícil. Contudo, uma empresa privada norte americana promete fazer água no deserto a partir do sol e do ar por meio de tecnologia de geradores. Veja a seguir!

placas
placasImagem extraída de Australian Renewable Energy Agency

A produção de água potável com geradores

A empresa SOURCE GLOBAL, que fornece água potável para aplicação na indústria, comércio, áreas comunitárias e residenciais, apresenta seu inovador SOURCE® Hydropanel. Trata-se de um gerador de água a partir do ar, movido à energia solar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com tecnologia sustentável, seus chamados “hidropainéis” são alimentados por painéis solares embutidos. Eles aproveitam o suprimento infinito de energia solar e umidade do ar, produzindo água potável totalmente fora da rede em um sistema independente. E segundo informações da empresa, seria possível coletar água do ar usando energia solar e mais nada, sem necessidade de infraestrutura ou sem precisar estar ligado à rede de energia elétrica.

Porém, esses geradores de água atmosférica que produzem água potável a partir do ar não seriam necessariamente uma novidade. Na verdade, é uma tecnologia existente há cerca de uma década! E como funciona? Bem, usando a condensação – resfria o vapor de água e coleta as gotículas que formam. Em síntese, essa tecnologia promete fazer pela água o que os painéis solares fazem pela eletricidade, tornando a água um recurso renovável.

geradores
Imagem extraída de ecoworld
geradores
Imagem extraída de ecoworld

Os países que já utilizam esta tecnologia

Os hidropanéis SOURCE® estão atualmente em funcionamento em mais de 40 países em todo o mundo! Por exemplo: Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Espanha, Grécia, Africa do Sul, Zimbabwe, Zambia, Kenia, Arábia Saudita, Paquistão, Índia, China, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Austrália e Nova Zelândia.

No setor hoteleiro, grandes empresas ligadas ao turismo, principalmente aquelas com empreendimentos localizados em áreas de deserto,  estão buscando soluções sustentáveis também.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, a SOURCE construiu seu maior projeto turístico em Dubai, em um acampamento no deserto onde os geradores produzem água potável no local.  Outro projeto já está previsto para a costa do Mar Vermelho, na Arábia Saudita, onde uma empresa pretende construir 18 hotéis utilizando água extraída pelos painéis da SOURCE. 

geradores
Imagem extraída de CleanTechnica

O futuro da extração de água

A crise hídrica mundial está se agravando. Empresas de fornecimento de água estão enfrentando sérios problemas com a baixa do nível das águas em rios, lagos e lençóis freáticos.

No futuro, estes geradores poderiam ser usados de grandes resorts até pequenas instalações residenciais. Infelizmente, a tecnologia utilizada pelos geradores como os fabricados pela SOURCE, e pelas dezenas de outras empresas do ramo, ainda são muito caros.

Segundo Keith Hays, vice-presidente da consultoria especializada em desafios hídricos Bluefield Research, levará cerca de 10 anos para que os geradores de água atmosférica sejam competitivos em termos de custos. Além disso, produzem só uma fração da água que um poço ou sistema de dessalinização do mar é capaz de fornecer.

Hoje, esse sistema deve ser visto como um complemento aos sistemas de água potável já existentes, sendo um suporte auxiliar.

Enquanto torcemos para que este sistema e tantos outros sistemas sustentáveis deem certo, e que sejam cada vez mais aprimorados e de baixo custo, vamos fazer a nossa parte no consumo racional e consciente de um recurso tão importante para a vida na Terra!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Saiba por que vale a pena investir em um sistema de cisterna de água [+ exemplos de modelos]


Fontes: CNN Brasil, Trilho Ambiental, Source Globa – LinkedIn, Unreason Able Group.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.