Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Mulheres que mudaram a Engenharia e a Ciência: Stephanie Kwolek

por Larissa Fereguetti | 11/01/2019

Dando continuidade a série sobre mulheres que mudaram a Engenharia e a Ciência, este artigo fala sobre Stephanie Kwolek, a inventora do kevlar. Saiba+!

Dando continuidade a nossa série sobre mulheres que mudaram a Engenharia e a Ciência, a escolhida da vez é Stephanie Kwolek. Embora muitos não saibam, ela inventou o p-fenilenodiamina com cloreto de tereftaloila, ou seja, o famoso kevlar. Conheça um pouco dessa história!

mulher engenheira
Imagem extraída de instajust

Quem foi Stephanie Kwolek?

Stephanie Louise Kwolek nasceu na Pensilvânia, no ano de 1923. Ela era polaco-estadunidense, porque os seus pais eram poloneses. Em 1946, Kwolek obteve o diploma de Bacharel em Ciências, com especialização em Química. No mesmo ano, ela aceitou uma vaga na DuPont Buffalo, que só existia porque os homens estavam na Guerra. E sua intenção era trabalhar ali temporariamente e por tempo suficiente para obter dinheiro para estudar Medicina. Porém, gostou do trabalho e resolveu ficar, o que só foi possível por causa de sua pesquisa com polímeros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Stephanie Kwolek
Imagem extraída de invention.si.edu

Depois de sua grande descoberta do kevlar, Stephanie Kwolek continuou trabalhando na DuPont. Aposentou-se em 1986 e faleceu em 2014.

Como Stephanie Kwolek mudou a Engenharia e a Ciência?

Em 1964, o grupo de pesquisa de Stephanie Louise Kwolek começou a procurar por uma fibra leve e forte para usar em pneus. Foi assim que ela descobriu o kevlar, que é cinco vezes mais forte que o aço. Sua descoberta abriu as portas para as pesquisas de polímeros na Química. Apesar disso, ela não teve nenhum lucro direto sobre a descoberta, visto que a patente foi em nome da DuPont, que lucrou bilhões.

Stephanie Kwolek
Imagem extraída de bustle.com

Contudo, o kevlar não é a única invenção de Kwolek! Ela recebeu prêmios por sua publicação na American Chemical Society sobre como produzir nylon em temperatura ambiente. Ainda teve várias patentes em seu nome. Por fim, também entrou para o National Inventors Hall of Fame e recebeu muitos prêmios e medalhas.

Outro ponto que merece destaque na carreira de Stephanie Kwolek é o fato de que ela esteve envolvida em programas de ciência para crianças e adolescentes – com foco principal nas meninas.

Stephanie Kwolek
Imagem extraída de delawareonline.com

Assim foi ao descobrir o kevlar e por suas várias pesquisas com polímeros que Stephanie Kwolek mudou a Engenharia e a Ciência. A saber, atualmente, o kevlar é muito importante e é usado em vários objetos, como equipamentos de segurança, produtos blindados, aviões, cordas, barcos e outros.


Fontes: Interesting Engineering, Science History Institute.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.