O Vectorworks é um software desenvolvido para auxiliar arquitetos, engenheiros e profissionais de áreas correlatas, ajudando na tomada de decisão, assim como na criação e desenvolvimento de projetos.
Suas funções e seu design potencializam a elaboração de projetos mais qualificados. Os resultados, com ele, são obtidos com mais eficiência e precisão.
Resumidamente, é um software bastante conhecido no ramo e oferece sua tecnologia com excelência. Mas o que acha de conhecer mais sobre ele para ver se pode ajudar na sua atuação acadêmica ou profissional? Acompanhe!
O que é o Vectorworks?
O Vectorworks é um software de Computer-Aided Design - CAD. Foi desenvolvido pela empresa norte americana Nemetschek North America (NNA) e pode ser usado para criação e documentação de projetos.
Ele oferece diversos recursos como a tecnologia BIM (Building Information Modeling), queridinha de quem precisa integrar seus projetos segmentados com outras áreas. Softwares com BIM, em suma, deixam o trabalho bem mais dinâmico e ágil.
Também podemos citar a presença dos recursos CAD 2D, CAD 3D, modelagem 3D, maquete eletrônica e renderização. Além disso, o software foi o primeiro a receber certificação IFC Reference View 1.2 de Especialista (Architectural Reference Exchange).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Aplicações na Engenharia
O software Vectorworks é um grande aliado dos arquitetos. No entanto, pode ser muito eficiente em diversas aplicações em áreas da engenharia. Entre as possibilidades de uso podemos citar, por exemplo:
Modelagem 3D
Pode criar projetos 3D como plantas, projetos hidráulicos e elétricos. A qualidade das imagens é um diferencial, assim como a precisão dos designs.
Tecnologia BIM
A tecnologia BIM revolucionou a maneira de se trabalhar em grandes projetos. É através dela que outras áreas podem se incluir em um mesmo sistema de criação, em tempo real, otimizando o tempo de entrega.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Versões para aplicações especializadas
O software, a saber, possui aplicações especializadas que podem ser benéficas para arquitetos, engenheiros e designers que almejam elaborar projetos com nível avançado de detalhes.
Podem ser feitos desenhos mecânicos em 2D e 3D com ótimos recursos de modelagem. Além disso, apresenta interface fácil e intuitiva que possibilita a realização de projetos simplificadamente, mas sem perder a precisão.
As apresentações com o Vectorworks mostram todo o acabamento do projeto, desde o exterior até a parte interna de uma construção, com riquezas de minuciosidades. Isso é bem bacana porque possibilita também o estudo de pontos importantes da obra, como instalações elétricas ou de água.
Confira: Curso de SketchUp Profissional + LayOut + Bônus
Principais concorrentes
Podemos destacar dois potenciais concorrentes do VectorWorks, principalmente por conta da tecnologia BIM. São eles:
ArchiCAD
É um software produzido pela húngara Graphisoft. Também possui a tecnologia BIM e oferece ferramentas para construção e demais projetos, inclusive com modelagem 3D.
É muito popular no continente europeu. Entretanto, tem ganhado espaço no Brasil pouco a pouco. É bastante usado para realizar projetos de design de interiores.
Leia mais sobre ArchiCAD aqui.
Revit
O Software Revit é desenvolvido pela norte americana Autodesk. Possui tecnologia BIM e é muito elogiado pela riqueza de detalhes que ele carrega, algo semelhante ao Vectorworks.
Com ele, é possível também fazer toda uma análise virtual da obra em três dimensões. Outra característica é a possibilidade de realizar um planejamento de custos.
Licenças Vectorworks para profissionais e estudantes
Você pode obter a versão para teste gratuito, a versão paga e a licença para estudantes do Vectorworks.
Para experimentar o software, indicamos que você baixe a versão gratuita. É uma boa dica para ver se ele atende suas expectativas. Você primeiro deverá fazer um cadastro no site da Vectorworks. Entre aqui para seguir os passos.
A versão para estudantes também é gratuita, mas por tempo limitado. Pode ser ótimo para você que está na faculdade e precisa realizar os trabalhos acadêmicos com o programa. Entre no site para obter sua licença.
Agora se você já conhece o software, sabe de sua funcionalidade e tem certeza que oferece o que procura, vale a pena comprar a licença do Vectorworks com todas as ferramentas. Há versões que se enquadram em cada necessidade, veja aqui.
Fontes: JRrio, Vectorworks.net
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.