Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

TQS: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 02/10/2020
Copiado!

Conhece o programa? Ele pode ajudar sua empresa em diversos projetos, confira o post!

O software TQS é muito popular no ramo da engenharia, principalmente para realizar cálculos estruturais. Ou seja, é aquele app ‘ mão na roda’ que muita empresa precisa para avaliar a obra.

Desenvolvido pela empresa brasileira TQS, fundada em 1986 por engenheiros civis, tem feito sucesso entre os profissionais da área.

O que acha então de conhecer melhor como funciona o programa?

O que é o software TQS?

O TQS é um software indicado para projetos estruturais de edificações de concreto armado. Ele conta também com um conjunto de sistemas de forma integrada e automatizada.

Além disso, disponibiliza recursos para concepção e análise estrutural, dimensão, bem como detalhes de armaduras, produção de desenhos e emissão de plantas.

O TQS foi desenvolvido para proporcionar projetos estruturais, visando um processo produtivo de qualidade. Atende os requisitos determinados pelas normas técnicas ABNT e a integração através da plataforma BIM (Building Information Modeling).

Aplicações do software TQS na engenharia

Como falamos anteriormente, o TQS software para área de engenharia. A principal aplicação se dá na realização de projetos de edificações de concreto armado, constituído por:

  • Vigas
  • Pilares
  • Lajes
  • Blocos de fundações
  • Sapatas
  • Estacas
  • Cargas

Além disso, o cálculo das lajes ocorre de forma simplificada. E, dependendo do modelo, os desenhos podem ser gerados de forma automática.

Com essa automatização, a princípio, consegue-se ganhar tempo e praticidade. Entretanto, dá também para obter maior segurança e confiabilidade no processo e projeto. Evita-se ainda retrabalhos futuros.

O software TQS é completo e participa de todas as etapas do projeto. Ou seja, perpassa pela análise de esforços e flechas, assim como pelo dimensionamento e minuciosos detalhes de armaduras. Por fim, chega à emissão final das plantas.

Surpreendentemente, trata-se de um software brasileiro com um sistema completo, conta com a inovadora tecnologia BIM, que integra projetos, e nesse sentido supera expectativas, indo além dos desenhos.

imagem ilustrativa de software TQS aberto em computador
Foto: TQS

Comparação do software TQS com concorrentes

O TQS tem concorrência semelhante no mercado. Podemos citar por exemplo:

Eberick

Este software possui um potente sistema gráfico de entrada de dados, juntamente de uma análise de estrutura em forma de pórtico espacial, além de variados recursos de dimensionamento e minuciosos detalhes de lajes, vigas, pilares, blocos, entre outros.

Leia mais sobre o Eberick aqui.

Cypecad

Assim como o software TQS, é um programa para projeto estrutural de concreto armado, pré-moldado e engloba todas as etapas do projeto. Também realiza a análise e o cálculo estrutural, proporções e detalhes finais dos elementos do projeto.

MsCalc

Este software realiza o dimensionamento de projetos de edificações em concreto armado. Passa por todas as etapas, desde as proporções e detalhes da laje, vigas, pilares e fundações.

Licença para estudantes e profissionais

Para você que se animou e está pensando em experimentar o software TQS, pode ser uma boa fazer um teste. Quem já o conhece, pode adquirir o programa de vez. A empresa disponibiliza algumas opções para o consumidor.

Primeiramente, podemos falar da licença paga. Para você que já conhecia o programa e verdadeiramente se animou, há um link para comprar o software e usufruir de todas ferramentas disponíveis.

Há também uma licença gratuita para estudantes. É uma ótima ideia para realizar trabalhos acadêmicos e já ficar craque nas ferramentas. Veja os pré-requisitos para poder utilizar essa modalidade.

E, se você é um profissional do segmento e desejar experimentar o programa antes de comprar, pode aproveitar a versão demo. Clique aqui para entender como fazer essa avaliação.

Confira também nossa entrevista com a TQS para falar sobre engenharia estrutural:

E então, será que o software TQS é o que você precisa? Esperamos que nosso post tenha ajudado!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários