O software TQS é muito popular no ramo da engenharia, principalmente para realizar cálculos estruturais. Ou seja, é aquele app ' mão na roda' que muita empresa precisa para avaliar a obra.
Desenvolvido pela empresa brasileira TQS, fundada em 1986 por engenheiros civis, tem feito sucesso entre os profissionais da área.
O que acha então de conhecer melhor como funciona o programa?
O que é o software TQS?
O TQS é um software indicado para projetos estruturais de edificações de concreto armado. Ele conta também com um conjunto de sistemas de forma integrada e automatizada.
Além disso, disponibiliza recursos para concepção e análise estrutural, dimensão, bem como detalhes de armaduras, produção de desenhos e emissão de plantas.
O TQS foi desenvolvido para proporcionar projetos estruturais, visando um processo produtivo de qualidade. Atende os requisitos determinados pelas normas técnicas ABNT e a integração através da plataforma BIM (Building Information Modeling).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Aplicações do software TQS na engenharia
Como falamos anteriormente, o TQS software para área de engenharia. A principal aplicação se dá na realização de projetos de edificações de concreto armado, constituído por:
- Vigas
- Pilares
- Lajes
- Blocos de fundações
- Sapatas
- Estacas
- Cargas
Além disso, o cálculo das lajes ocorre de forma simplificada. E, dependendo do modelo, os desenhos podem ser gerados de forma automática.
Com essa automatização, a princípio, consegue-se ganhar tempo e praticidade. Entretanto, dá também para obter maior segurança e confiabilidade no processo e projeto. Evita-se ainda retrabalhos futuros.
O software TQS é completo e participa de todas as etapas do projeto. Ou seja, perpassa pela análise de esforços e flechas, assim como pelo dimensionamento e minuciosos detalhes de armaduras. Por fim, chega à emissão final das plantas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Surpreendentemente, trata-se de um software brasileiro com um sistema completo, conta com a inovadora tecnologia BIM, que integra projetos, e nesse sentido supera expectativas, indo além dos desenhos.
Comparação do software TQS com concorrentes
O TQS tem concorrência semelhante no mercado. Podemos citar por exemplo:
Eberick
Este software possui um potente sistema gráfico de entrada de dados, juntamente de uma análise de estrutura em forma de pórtico espacial, além de variados recursos de dimensionamento e minuciosos detalhes de lajes, vigas, pilares, blocos, entre outros.
Leia mais sobre o Eberick aqui.
Cypecad
Assim como o software TQS, é um programa para projeto estrutural de concreto armado, pré-moldado e engloba todas as etapas do projeto. Também realiza a análise e o cálculo estrutural, proporções e detalhes finais dos elementos do projeto.
MsCalc
Este software realiza o dimensionamento de projetos de edificações em concreto armado. Passa por todas as etapas, desde as proporções e detalhes da laje, vigas, pilares e fundações.
Licença para estudantes e profissionais
Para você que se animou e está pensando em experimentar o software TQS, pode ser uma boa fazer um teste. Quem já o conhece, pode adquirir o programa de vez. A empresa disponibiliza algumas opções para o consumidor.
Primeiramente, podemos falar da licença paga. Para você que já conhecia o programa e verdadeiramente se animou, há um link para comprar o software e usufruir de todas ferramentas disponíveis.
Há também uma licença gratuita para estudantes. É uma ótima ideia para realizar trabalhos acadêmicos e já ficar craque nas ferramentas. Veja os pré-requisitos para poder utilizar essa modalidade.
E, se você é um profissional do segmento e desejar experimentar o programa antes de comprar, pode aproveitar a versão demo. Clique aqui para entender como fazer essa avaliação.
Confira também nossa entrevista com a TQS para falar sobre engenharia estrutural:
E então, será que o software TQS é o que você precisa? Esperamos que nosso post tenha ajudado!
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.