A quantidade veículos nas grandes capitais cresce a cada dia, e por consequência a necessidade de segurança nas pistas. As montadoras vêm desenvolvendo e implementando em seus veículos saídos de fábrica os chamados sistemas de segurança ativa (também conhecidos como sistema inteligente de transporte) já há algum tempo. Estes sistemas são os responsáveis por fazer a interface entre os veículos e o meio ambiente, sendo divididos em vehicle-to-vehicle (V2V), vehicle-to-infrastructure (V2I), ou vehicle-to-x (V2X).
Os sistemas V2V são basicamente permitem aos carros, caminhões e ônibus trocarem informações de segurança entre si interferência do motorista, como por exemplo, velocidade, direção, posição, etc. Podem informar aos motoristas desde problemas de frenagem até obstáculos ocultos na pista, antes mesmo que os tradicionais sensores sejam acionados.
Já os sistemas V2I são os responsáveis por trocar informações com a infraestrutura ao redor, transmitindo indicadores de tráfico e clima, condições das vias de acesso, estacionamento. Deste modo, o motorista pode se antecipar sobre velocidades adequadas, e se na pista há buracos em excesso, semáforos, entre outras facilidades.
Veja Também: Engenharia de transportes e áreas de atuação
Por fim, os sistemas V2X fazem interface com todo o ambiente ao seu redor, desde pessoas, objetos que possam estar nas pistas, o próprio motorista, o que puder interferir na direção segura. Esta modalidade engloba tanta a V2V e a V2I, uma vez que também poderá realizar a interface com demais veículos e infraestrutura da pista. Dentre os sistemas de segurança ativa veicular mais conhecidos estão os:
- Full speed-range adaptive Cruise control
- Collision mitigation braking
- Forward collision alert
- Lane departure warning
- Side blind zone alert
- Rear cross traffic alert
- Rear vision câmera with dynamic guidelines
- Rear park assist
- Brake pre-fill feature
- Hill hold / start assist
Estes sistemas de controle integrado são um dos grandes passos para a melhoria na mobilidade urbana mundial, os quais grandes nomes como GM, Volkswagen, Toyota, Mitsubishi, entre outros, vêm construindo a segurança urbana para o futuro. Para maiores informações confira o site da Extreme Tech.
Fontes: Extreme Tech, GM
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO