Engenharia 360

Conheça a Engenharia de Transportes e suas áreas de atuação

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 27/03/2015 | Atualizado em 10/05/2022 3 min

Conheça a Engenharia de Transportes e suas áreas de atuação

por Larissa Fereguetti | 27/03/2015 | Atualizado em 10/05/2022
Engenharia 360

A engenharia de transportes é um curso relativamente novo e ofertado em poucas universidades brasileiras. Entretanto, a tendência é de que tal ramo da engenharia cresça significativamente em poucos anos, assim como várias outras engenharias que antes não tinham tanto destaque. Ainda não há muito conteúdo sobre o curso ou sobre os profissionais disponível, mas tentei reunir aqui algumas informações sobre o assunto. Vamos conhecer um pouco mais sobre a engenharia de transportes e a atuação dos profissionais da área?

eng de transportes

O que é engenharia de transportes?

A engenharia de transportes é responsável pela criação e manutenção de sistemas de transportes essenciais para mobilidade. Tal engenharia visa formar profissionais com habilidades técnicas que possam contribuir para a infraestrutura viária adequada do país, garantir a operação efetiva e segurança dos transportes de pessoas e bens. É semelhante ao curso de engenharia civil, embora mais específico, com disciplinas voltadas para a construção de pontes, estradas, portos, terminais, ferrovias, aeroportos, além do funcionamento da malha aérea, expansão de rodovias e outros conteúdos pertinentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

imagem de estrada ilustrando engenharia de transportes


O que faz um(a) engenheiro(a) de transportes?

O(a) engenheiro(a) de transportes pode atuar tanto na área logística quanto na área de infraestrutura. Cabe a este profissional:

  • Trabalhar nos diversos modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário);
  • Planejar, projetar, construir, operar, manter e gerenciar infraestruturas viárias e terminais rodoviários e ferroviários;
  • Elaborar projetos de engenharia de tráfego;
  • Atuar na viabilização da mobilidade urbana, desenvolver pesquisas e tecnologias de transportes;
  • Participar de projetos de transportes;
  • Avaliar os impactos socioambientais das atividades de transportes;
  • Realizar laudos técnicos dos sistemas de transportes, participar em pesquisas de solos, pavimentação e tecnologia de materiais, produção de materiais betuminosos, asfálticos e concreto;
  • Levantamento e desenho topográfico;
  • Consultoria técnica em diferentes modais de transporte e várias outras atribuições, de acordo com a grade curricular das universidades.
imagem de estrada ilustrando engenharia de transportes

Quais universidades ofertam o curso?

Várias universidades possuem cursos de pós-graduação na área, mas poucas oferecem o curso de graduação. Dentre elas, a Universidade Federal de Santa Catarina oferta o curso de Engenharia de Transporte e Logística, a Universidade Federal de Mato Grosso o de Eng. de Transportes, o Instituto Federal de Goiás também o de Eng. de Transportes e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais passou a oferecer o curso de Eng. de Transportes a partir do primeiro semestre de 2015  (a instituição também oferta cursos técnicos na área de transportes).

A Universidade Federal de Goiás afirma que o curso será ofertado em breve e disponibiliza um vídeo a respeito da área de transporte e infraestrutura urbana, tirando dúvidas e explicando um pouco mais sobre o tema, embora o foco não seja a engenharia de transportes em si, como você confere abaixo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E você, cursa engenharia de transportes ou conhece alguma outra faculdade que oferece o curso? Compartilhe com a gente!


Fontes: CEFET-MG; IFG; UFGUFMTUFSC

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo