Engenharia 360

Assentamento de azulejos sem argamassa? Conheça a nova tendência na construção civil

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 15/03/2024 4 min
Imagem reproduzida de Granitech

Assentamento de azulejos sem argamassa? Conheça a nova tendência na construção civil

por Simone Tagliani | 15/03/2024
Imagem reproduzida de Granitech
Engenharia 360

Recentemente, viralizaram alguns vídeos nas redes sociais de influencers reagindo a um novo produto no mercado. A propaganda da empresa espanhola Matimex, líder em vendas de cerâmicas e outros revestimentos, com sede em Barcelona, cita um novo sistema para assentamento de azulejos sem argamassa que pode virar tendência na construção civil. O mesmo parece muito promissor; porém, vem levantando questionamentos dos clientes. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A nova tendência na construção civil

Imagine poder realizar uma reforma em casa e não precisar passar por todo aquele "quebra-quebra" para transformar o visual de cozinhas, banheiros e outras áreas molhadas do imóvel. E tem mais, pense na possibilidade de extrair os azulejos inteiros das paredes ou dos pisos para realizar manutenção em encanamentos e, depois, reaproveitar 100% das peças retiradas. Parece até um sonho, não é mesmo?

É nesse conceito que se baseia a nova técnica que vem sendo apresentada ao mercado. Ela se vale de um princípio magnético para o assentamento de azulejos e outros revestimentos na mesma linha. A intenção é substituir os métodos tradicionais de assentamento visando reduzir desperdícios e retrabalhos, o que, de fato, transformaria o setor de Design, Engenharia e Arquitetura. Mas será que a ideia poderia mesmo ser aplicada a situações comuns de projeto?

Assentamento de azulejos sem argamassa
Imagem reproduzida de Matimex

Veja Também:

Piso cerâmico e porcelanato: qual a melhor opção para a sua casa?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, o novo sistema apresentado pela Matimex, chamado de Attract, seria composto por três elementos principais:

  • Placas cerâmicas: Com uma superfície magnetizada na parte traseira.
  • Base magnética: Aplicada na superfície a ser revestida e pode ser fixada por fita adesiva dupla-face ou grampos metálicos.
  • Ventosas: Utilizadas para remover as placas cerâmicas da base magnética.
Assentamento de azulejos sem argamassa
Imagem reproduzida de Matimex

Resumindo, como funcionaria o esquema desse novo método de assentamento? Pois bem, a parte traseira da peça de revestimento escolhido viria com ímãs. Esse, por sua vez, deve ser fixado a uma base magnética aplicada à parede ou outra superfície desejada. Então, não haveria mais necessidade de uso de mão de obra qualificada para fazer e aplicar massa de argamassa, cola ou estruturas de suporte. Sendo assim, o processo poderia ser considerado rápido, limpo e ecologicamente sustentável. Você concorda? Particularmente, tenho as minhas dúvidas!

São possíveis aplicações previstas para o sistema Attract:

  • Paredes: Revestimentos de paredes internas e externas.
  • Pisos: Revestimentos de pisos em áreas residenciais e comerciais.
  • Fachadas: Revestimentos de fachadas de edifícios.
  • Móveis: Revestimentos de móveis como mesas, balcões e armários.
  • Decoração: Criação de painéis decorativos e outros elementos decorativos.

Veja Também: Conheça as maiores tendências de acabamentos de pisos em Engenharia e Arquitetura

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma ideia lucrativa e sustentável

Como podemos imaginar, é claro que uma inovação como esta, de assentamento de azulejos sem uso de argamassa, foi recebida com muito entusiasmo pelo mercado da construção civil. Logo os profissionais já pensaram em como explorar a técnica para economizar com material e otimizar tempo e esforço nas obras. A proposta parece ser bem interessante para solucionar diversos casos de projeto.

Segundo a fabricante, o material utilizado seria resistente à água e ao vapor, o que o tornaria, sim, ideal para áreas úmidas como cozinhas e banheiros. Por fim, o modelo Attract reduziria o consumo de água e materiais nas construções e reformas, diminuindo o desperdício e facilitando a reutilização.

Assentamento de azulejos sem argamassa
Imagem reproduzida de Granitech
Assentamento de azulejos sem argamassa
Imagem reproduzida de Granitech

Mitos e realidades

É claro que esse princípio magnético levantou diversas dúvidas. Vale esclarecer aqui que esse método não se trata de um eletroímã gigante que interferirá nos dispositivos eletrônicos da casa. Parece que, ao contrário do que alguns possam pensar, a interferência magnética é mínima e não deve afetar, pelo menos o que tudo indica, o funcionamento de aparelhos como celulares, wi-fi ou até mesmo a geladeira.

Outro possível equívoco é a associação exclusiva dessa tecnologia ao uso residencial. Na verdade, seu potencial vai muito além disso. Imagine espaços como stands de feiras ou apartamentos decorados, onde a flexibilidade e facilidade de remoção são valorizadas. Esses são apenas alguns dos cenários onde essa inovação pode ser aplicada com sucesso.

Óbvio que, como qualquer inovação, essa técnica também enfrenta seus desafios. Questões como desmagnetização ao longo do tempo e possíveis interferências em sinais eletrônicos precisam ser consideradas. No entanto, com o devido planejamento e adaptações, esses obstáculos podem ser provavelmente superados.

O futuro da construção civil

A indústria da construção civil está em expansão. O sistema magnético de assentamento de azulejos é um bom exemplo de como o setor vem evoluindo nos últimos anos, beneficiado pelos avanços em tecnologia de Engenharia. Ideias, como a citada neste texto, abrem possibilidades inimagináveis para designers, construtores, engenheiros e arquitetos.

Nesse contexto, é essencial mantermos nossa mente aberta para novas abordagens. Em breve, muitas outras inovações devem transformar a construção civil. Esteja pronto para se surpreender com as soluções que o futuro reserva, trazendo mais praticidade, sustentabilidade e versatilidade a construções e reformas.

Veja Também:


Fontes: Matimex.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo