Engenharia 360

Piso cerâmico e porcelanato: qual a melhor opção para a sua casa?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/12/2023 | Atualizado em 23/01/2024 4 min
Imagem de Freepik

Piso cerâmico e porcelanato: qual a melhor opção para a sua casa?

por Simone Tagliani | 12/12/2023 | Atualizado em 23/01/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

O piso é um elemento essencial de qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial; e entre as opções mais populares estão o piso cerâmico e porcelanato. Na hora de escolher o revestimento ideal, é importante considerar fatores como resistência, durabilidade, acabamento e manutenção.

Aliás, uma das etapas do projeto de Engenharia Civil é a definição dos revestimentos. Se você deseja trabalhar nesse setor de construção, design e decoração, é interessante compreender quais as diferenças entre as opções de materiais, incluindo piso cerâmico e porcelanato. Afinal, o que torna cada um especial? Explicamos tudo no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

piso cerâmico e porcelanato
Imagem de Freepik

Veja Também:

Conheça as maiores tendências de acabamentos de pisos em Engenharia e Arquitetura

O que é piso cerâmico?

O piso cerâmico é um material versátil e acessível, que oferece uma ampla variedade de opções de cores, tamanhos e acabamentos. É uma boa opção para ambientes internos, como salas, quartos e cozinhas.

Antes de tudo, gostaríamos de explicar que 'cerâmica' é um termo frequentemente usado para diversos tipos de revestimentos. Porém, os mesmos não seriam pertencentes à categoria dos porcelanatos. Certo?

Os revestimentos cerâmicos são feitos com base em uma mistura de argila e minerais. Sua massa passa por um processo de prensagem e queima em altas temperaturas. Por fim, obtém-se peças de diversos tipos, com características únicas e propriedades distintas. No geral, elas são fáceis de limpar. Apresentam resistência mecânica adequada; também baixa absorção de água, resistência ao tráfego e manchas. E, por fim, proporcionam um bom isolamento térmico e acústico para os ambientes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São possíveis acabamentos para pisos cerâmicos:

  • polido, acetinado ou natural, como o Grés, Semi Grés e Poroso.

Nota: As cerâmicas esmaltadas são mais comuns, apresentando uma camada vitrificada (esmalte) sobre a base cerâmica. As não esmaltadas, por outro lado, oferecem uma superfície mais porosa.

Nota²: As cerâmicas esmaltadas têm uma absorção de água em torno de 3 a 6%, enquanto as não esmaltadas podem variar de 6 a 10%. Esta diferença na absorção influencia na resistência a manchas, congelamento, e determina a aplicação adequada de cada tipo em diferentes ambientes.

piso cerâmico e porcelanato
Imagem de dit26978 em Freepik

O que é piso porcelanato?

O piso porcelanato é um material mais resistente e durável que o piso cerâmico. É uma boa opção para ambientes internos e externos, como salas, cozinhas, banheiros, varandas e áreas de lazer.

Contudo, devemos esclarecer que nem todo piso cerâmico é porcelanato. Esse revestimento é diferente porque possui uma maior quantidade de minerais rochosos em sua composição. Por isso mesmo, apresenta menor porosidade e absorção de água, variando geralmente de 0 a 0,5%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São possíveis acabamentos para pisos porcelanatos:

  • acetinado, polido ou natural.

Nota³: O porcelanato técnico é mais homogêneo e é produzido com alta pressão e temperatura. Já o porcelanato esmaltado tem uma camada superficial vitrificada (esmalte) que pode oferecer diferentes texturas e acabamentos.

Quais as principais diferenças entre piso cerâmico e porcelanato?

Ambos os materiais, piso cerâmico e porcelanato, apresentam vantagens e desvantagens, e a escolha da melhor opção depende das necessidades específicas do ambiente.

Entre as opões, a segunda, o porcelanato, ganha em termos de durabilidade. Como explicamos antes, ela possui uma composição diferente, que favorece às peças serem mais densas e resistentes - ideal para áreas de alto tráfego. Esse revestimento tem maior teor de minerais, principalmente feldspato, sílica e argila. E sua porosidade é considerada extremamente baixa, como bem lembrado anteriormente.

Como escolher entre piso piso cerâmico e porcelanato?

Escolher entre cerâmica e porcelanato vai depender do que as pessoas desejam e precisam, além das necessidades específicas dos ambientes, determinadas em projeto de Engenharia. Por exemplo, deve-se considerar o visual das peças, volume de tráfego no local, possível exposição à umidade, mais as exigências técnicas dos fabricantes, como para assentamento e junta de dilatação dos pisos.

piso cerâmico e porcelanato
Imagem de dit26978 em Freepik

Cerâmica vs. Porcelanato:

  • Estética e Resistência: O porcelanato é mais liso e denso, ideal para ambientes internos e externos. A cerâmica é mais rústica e discreta, frequentemente preferida para ambientes específicos.
  • Acabamento e Manutenção: Devido ao espaçamento menor na instalação, o porcelanato facilita a limpeza com pano úmido e detergente. A cerâmica, por ser mais porosa, pode demandar cuidados adicionais e ser mais suscetível a acumular sujeira.
  • Preço e Variedade: Apesar de geralmente mais caro, o porcelanato oferece maior durabilidade. Enquanto isso, a cerâmica, mais acessível, apresenta uma variedade de cores e tamanhos, porém, requer manutenção constante para preservar suas características.

Veja Também:


Fontes: Viva Decora.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo