Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Descubra qual o chuveiro certo para a sua casa

por Simone Tagliani | 15/03/2022

Responde essa: como você escolhe chuveiro para o banheiro da sua casa? É só pelo design? Não, errado! Você precisa entender as características dos modelos disponíveis no mercado, sobretudo o seu funcionamento, e entender o que combina com as suas necessidades e de sua família. E são tantas as diferenças entre as alternativas que você vai se surpreender. Confira tudo no texto a seguir!

sistemas hidráulicos
Imagem reprodução de Nova Luz Iluminação LED e Materiais Elétricos

Qual a melhor potência e alimentação?

Potência de um chuveiro’ tem a ver com a capacidade máxima de aquecimento de um aparelho. Ela é expressa por W ou Watts. E quanto maior, mais elevada pode ser a temperatura da água fornecida para o banho. Por exemplo, uma ducha tem bem mais potência do que um chuveiro comum – claro que sempre observando, junto disso, a bitola do fio disponível na saída de energia do box do banheiro, evitando sobrecargas e gastos de energia desnecessários, além de garantir segurança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro possui um jato inclinado, fazendo um distanciamento natural da parede, sem precisar de tubo extensivo. Já o segundo permite um fluxo de água mais vertical, sendo o sistema hidráulico, nesse caso, somado à queda da água por gravidade.

Poucos ou muitos furos?

Estamos falando daquela peça que fica na parte de baixo dos chuveiros e duchas. Com menos furos, a pressão da água aumenta. Mas, com mais furos fica melhor e mais bem distribuído o jato d’água. Aliás, há uma exceção. Quando o jato é inclinado, quanto menos furos a água sai com mais pressão. Em casas com sistema de baixa pressão, é recomendável a instalação de modelos com pressurizadores internos. E em casas térreas, por exemplo, onde a pressão é quase sempre baixa, uma ducha turbinada, que aumenta o volume e a pressão significante.

Tem como ajustar a temperatura?

Sim, tem como fazer esse ajuste sim! A maioria dos chuveiros e duchas têm esse comando de temperatura ajustado com peça em parte externa, já com uma resistência de aquecimento na parte interna – refil ou espiral -, que faz a energia elétrica ser transformada em térmica. E ao fechar o registro a pressão cessa e o chuveiro desliga.

A melhor opção entre os modelos disponíveis nas lojas é a multi temperatura, com três ou mais estações fixas preestabelecidas reguláveis. Mas se você deseja ainda mais precisão, pode optar por um aparelho eletrônico, com controle de temperatura e economia, permitindo escolha exata do nível desejado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Como funciona a resistência de chuveiro? | 360 Explica

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.