Engenharia 360

Como funciona a resistência de chuveiro? | 360 Explica

Imagem padrão usuário
por Luiz Augusto Queiroz
| 04/02/2022 2 min

A resistência elétrica do chuveiro é o equipamento responsável pelo aquecimento da água ao transformar energia elétrica em energia térmica.

Como funciona a resistência de chuveiro? | 360 Explica

por Luiz Augusto Queiroz | 04/02/2022

A resistência elétrica do chuveiro é o equipamento responsável pelo aquecimento da água ao transformar energia elétrica em energia térmica.

Engenharia 360

O chuveiro é um objeto ligado a um ponto de utilização de uma rede hidráulica. Ele é geralmente localizado em banheiros, tendo como finalidade auxiliar na higiene pessoal. Nos chuveiros elétricos, a resistência elétrica interna é quem faz o papel de aquecer a água instantaneamente quando passa por ela. Mas, afinal, você sabe como funciona a resistência de um chuveiro?

Na atualidade, existem diversos modelos de chuveiros que atendem diferentes funcionalidades. O elétrico é bastante difundido no Brasil, devido a praticidade na instalação sem necessidade de utilizar diferentes tubulações de água ou gás, ligando-o somente ao circuito elétrico.

O princípio da resistência elétrica

A resistência elétrica é uma peça formada de condutor metálico e que está interligada ao sistema elétrico de um equipamento, tendo a função de transformar energia elétrica em energia térmica (calor), de acordo com o Efeito Joule.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Confira: Banheiro moderno – 10 dicas de como projetar! Confira!

Pelo princípio da física, os condutores têm facilidade em movimentar cargas elétricas em seu interior por possuírem muitos elétrons livres. Assim, quando submetidos a uma diferença de potencial, esses elétrons livres – em movimentação – colidem entre si e com os íons do condutor. Dessa maneira, a quantidade de colisões caracteriza-se pela dificuldade da passagem de corrente pelo condutor. Sendo assim, quanto mais colisões, maior a resistência elétrica – a qual depende diretamente da largura, resistividade e comprimento do condutor, de acordo com a Segunda Lei de Ohm, que estabelece uma equação de relação das características do material, com a sua resistência (R= ρL/A), dado em Ohms (Ω).

Resistência de um chuveiro elétrico
Imagem: vaicomtudo.com

De acordo com a equação, a resistência está diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à área do condutor.

Dessa forma, a resistência elétrica de um chuveiro possui, em seu interior, material condutor com área pequena em formato espiralado, para aumentar seu comprimento e dificultar a passagem de corrente elétrica. Assim, fornecendo uma maior resistência, dissipando mais calor e consequentemente transferindo-o para a água. E isso confirma o princípio do Efeito Joule, definindo assim, o funcionamento da resistência elétrica de um chuveiro.

A saber, igualmente aos chuveiros elétricos, vários aparelhos eletrodomésticos utilizam desse princípio para funcionamento. Por exemplo, forno elétrico, ferro de passar roupas e torradeira são alguns com a utilização de resistores elétricos.

Veja Também: https://engenharia360.com/tomadas-interruptores-e-demais-pontos-de-eletrica/

Gostou do conteúdo do @engenharia360?
Não deixe de navegar por nossa página e aprender mais sobre o mundo da engenharia e atualidades.


Fontes: Mundo Educação; Brasil Escola; Toda Matéria.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem padrão usuário

Luiz Augusto Queiroz

Engenheiro civil e estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso; pós-graduando em avaliações e perícias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo