Engenharia 360

Como funciona a resistência de chuveiro?

Imagem padrão usuário
por Luiz Augusto Queiroz
| 04/02/2022 | Atualizado em 28/01/2023 2 min
Imagem reproduzida de gravo.pt

Como funciona a resistência de chuveiro?

por Luiz Augusto Queiroz | 04/02/2022 | Atualizado em 28/01/2023
Imagem reproduzida de gravo.pt

A resistência elétrica do chuveiro é o equipamento responsável pelo aquecimento da água ao transformar energia elétrica em energia térmica.

Engenharia 360

A resistência elétrica do chuveiro é o equipamento responsável pelo aquecimento da água ao transformar energia elétrica em energia térmica.

O chuveiro é um objeto ligado a um ponto de utilização de uma rede hidráulica. Ele é geralmente localizado em banheiros, tendo como finalidade auxiliar na higiene pessoal. Nos chuveiros elétricos, a resistência elétrica interna é quem faz o papel de aquecer a água instantaneamente quando passa por ela. Mas, afinal, você sabe como funciona a resistência de um chuveiro?

Na atualidade, existem diversos modelos de chuveiros que atendem diferentes funcionalidades. O elétrico é bastante difundido no Brasil, devido a praticidade na instalação sem necessidade de utilizar diferentes tubulações de água ou gás, ligando-o somente ao circuito elétrico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O princípio da resistência elétrica

A resistência elétrica é uma peça formada de condutor metálico e que está interligada ao sistema elétrico de um equipamento, tendo a função de transformar energia elétrica em energia térmica (calor), de acordo com o Efeito Joule.

Confira: Banheiro moderno – 10 dicas de como projetar! Confira!

Pelo princípio da física, os condutores têm facilidade em movimentar cargas elétricas em seu interior por possuírem muitos elétrons livres. Assim, quando submetidos a uma diferença de potencial, esses elétrons livres - em movimentação - colidem entre si e com os íons do condutor. Dessa maneira, a quantidade de colisões caracteriza-se pela dificuldade da passagem de corrente pelo condutor. Sendo assim, quanto mais colisões, maior a resistência elétrica - a qual depende diretamente da largura, resistividade e comprimento do condutor, de acordo com a Segunda Lei de Ohm, que estabelece uma equação de relação das características do material, com a sua resistência (R= ρL/A), dado em Ohms (Ω).

Resistência de um chuveiro elétrico
Imagem: vaicomtudo.com

De acordo com a equação, a resistência está diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à área do condutor.

Dessa forma, a resistência elétrica de um chuveiro possui, em seu interior, material condutor com área pequena em formato espiralado, para aumentar seu comprimento e dificultar a passagem de corrente elétrica. Assim, fornecendo uma maior resistência, dissipando mais calor e consequentemente transferindo-o para a água. E isso confirma o princípio do Efeito Joule, definindo assim, o funcionamento da resistência elétrica de um chuveiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, igualmente aos chuveiros elétricos, vários aparelhos eletrodomésticos utilizam desse princípio para funcionamento. Por exemplo, forno elétrico, ferro de passar roupas e torradeira são alguns com a utilização de resistores elétricos.

Veja Também: https://engenharia360.com/tomadas-interruptores-e-demais-pontos-de-eletrica/

Gostou do conteúdo do @engenharia360?
Não deixe de navegar por nossa página e aprender mais sobre o mundo da engenharia e atualidades.


Fontes: Mundo Educação; Brasil Escola; Toda Matéria.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Imagem padrão usuário

Luiz Augusto Queiroz

Engenheiro civil e estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso; pós-graduando em avaliações e perícias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo