Engenharia 360

Sonda Orbiter capta ‘serpente de plasma’ atravessando a atmosfera Solar

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/11/2022 | Atualizado à 2 dias 2 min

Sonda Orbiter capta ‘serpente de plasma’ atravessando a atmosfera Solar

por Redação 360 | 28/11/2022 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360
Este fenômeno aconteceu no meio do ano, mas só recentemente foi divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela agência norte-americana (NASA). A sonda Solar Orbiter (satélite de observação, de 2020) filmou o que parece ser uma ‘serpente de plasma’ atravessando a atmosfera do Sol. Outros instrumentos e satélites também conseguiram captar as partículas energéticas emitidas, como a sonda Parker Solar Probe.
sistema solar
Imagem reproduzida de Italy 24 Press French

Fora três horas de imagens gravadas em vídeo – apenas alguns segundos no modo time lapse -, mostrando o deslocamento dessa “cobra” de um lado para o outro. Trata-se de um registro importante para a ciência, relevante levando em conta principalmente a vasta distância em que nossos equipamentos de engenharia estão da superfície da estrela.

Canaltech
Imagem reproduzida de Canaltech
sistema solar
Imagem reproduzida de Mestre Jedi

O registro mostra esse incrível balé dentro da galáxia, o movimento ondulante dessa serpente. Isso aconteceu em razão da deformação do campo magnético, por conta da sua interação com um fluxo de plasma frio ao longo da superfície solar. Aliás, a saber, esse fluxo viajou com velocidade de 170 quilômetros por segundo e aconteceu em uma região de intensa atividade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os cientistas acreditam que este pode ter sido apenas o início de uma erupção solar observada algum tempo depois – uma das mais intensas já detectadas -, com explosões de energia liberando muita massa coronal, lançando bilhões e bilhões de toneladas de plasma e de outras partículas. Aliás, acredite se quiser, quando isso acontece, é sentido na Terra, resultando em tempestades geomagnéticas – e se você não sabe o que elas são e nem quais são os seus efeitos, leia a matéria especial Engenharia 360; também podem provocar auroras boreais, aquelas luzes vistas em regiões polares.

sistema solar
Imagem reproduzida de Mestre Jedi
sistema solar
Imagem reproduzida de Mestre Jedi

Fontes: TecMundo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo