Engenharia 360

Será que nós realmente podemos confiar na Wikipédia?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 13/05/2015 | Atualizado em 29/10/2023 3 min
Imagem de senivpetro em Freepik

Será que nós realmente podemos confiar na Wikipédia?

por Larissa Fereguetti | 13/05/2015 | Atualizado em 29/10/2023
Imagem de senivpetro em Freepik
Engenharia 360

Nota: Em outubro de 2023, data de atualização deste texto, Elon Musk ofereceu US$1 bilhão para renomear a Wikipédia como "Dickipedia", em provocação à Wikimedia Foundation. Ele criticou a solicitação de doações da Wikipédia e propôs o nome, fazendo referência a um termo vulgar em inglês. Musk exigiu que o nome ficasse por um ano e a Wikimedia não respondeu. Há histórico de desavenças, incluindo críticas de Jimmy Wales por Musk ter censurado tuítes na Turquia. Musk alegou limitações na situação.


Quando se necessita de uma resposta rápida, qual é o primeiro recurso que vem à mente? O Google, sem dúvida. E qual é o link inicial que geralmente se destaca no Google? A Wikipédia, exatamente. Seja para pesquisar sobre a vida de uma pessoa famosa ou para verificar se sua dor de cabeça pode ser um sintoma de câncer, é provável que você já tenha recorrido à Wikipédia pelo menos uma vez na vida. Contudo, a questão persiste: é confiável a informação contida em inúmeras páginas da Wikipédia, especialmente no meio acadêmico?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

wikipédia
Imagem reproduzida de Wikimedia Commons

A Experiência Pessoal e a Confiabilidade Abalada

Quando descobri o Google e, logo em seguida, percebi a existência de um site - a Wikipédia - repleto de informações capazes de responder às questões dos meus trabalhos escolares, encarei a internet como uma verdadeira maravilha. No entanto, certa vez, um professor me alertou para não confiar na Wikipédia como fonte para os meus trabalhos.

Eu tinha em mente que a Wikipédia assemelhava-se a uma enciclopédia digital (até mesmo pelo nome), como uma versão eletrônica daquelas enciclopédias físicas alinhadas nas estantes das bibliotecas. Não demorou muito para perceber que qualquer pessoa poderia editar os textos da Wikipédia, e minha confiança desmoronou. Parei de utilizar a Wikipédia para trabalhos, mas isso não significa que não a visite quando preciso de uma resposta rápida e simples.

O Desafio da Confiabilidade no Sistema

A Wikipédia, criada em 2001, levanta dúvidas simplesmente porque pode ser editada por qualquer pessoa, o que significa que qualquer indivíduo pode alterar ou criar artigos. A premissa é excelente: reunir conteúdo de forma que todos possam contribuir com seus conhecimentos sobre o assunto. No entanto, sempre há pessoas com más intenções que minam a confiabilidade do site.

“A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável, livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. […] Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como, por exemplo, a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.” - Wikipédia.

Realizando a filtragem

O que muitos não sabem é que existe um sistema de filtragem para tudo o que é publicado. Existem cinco níveis hierárquicos: os leitores, que apenas consultam os textos; os editores, que podem ser registrados ou anônimos; os administradores, que possuem vantagens além dos editores, como o bloqueio de páginas; os burocratas e, por fim, os stewards.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando um conteúdo publicado é considerado controverso, é verificado pelos administradores. Contudo, mesmo após as verificações dos artigos editados, ainda existem lacunas que não são corrigidas. O próprio site auxilia o leitor a avaliar a confiabilidade da informação por meio de considerações como estrelas e caixas de texto.

wikipédia
Imagem reproduzida de Wikipedia

Veja também: Como funciona o sistema de buscas do Google?

A recomendação de uso da Wikipédia

Você pode usá-la, mas é recomendável apenas para consultas iniciais, quando se deseja ter uma compreensão superficial sobre um tema e, mesmo assim, é crucial adotar uma postura crítica em relação ao que se está lendo, questionando se aquilo pode ou não ser verdadeiro.

O ideal é utilizar fontes confiáveis, e sempre mais de uma fonte; as mais comuns são livros e artigos acadêmicos. Se, mesmo assim, decidir citar a Wikipédia, saiba que, mesmo após verificar o conteúdo e ter certeza de sua veracidade, muitas pessoas torcem o nariz quando percebem que o site foi utilizado como referência, podendo desvalorizar o seu trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: NCD – UFES; Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo