Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Por que a Engenharia Econômica é importante para o Engenheiro de Produção?

por Jéssica Dias | 18/05/2015
Copiado!

Considerada uma das 10 grandes áreas da Engenharia de Produção pela ABEPRO, a Engenharia Econômica é composta pelas gestões econômica, de custos, de investimentos e de riscos. Mas por que precisamos estudar Economia?
dinheiro-blog-da-engenharia
Muitas vezes falhamos em entender o porquê de estudarmos certas disciplinas no curso de Engenharia de Produção, como Estatística e Simulação – que já discutimos anteriormente. E com a Economia não é diferente. Por Engenharia Econômica abrangeremos todas as matérias relacionadas, como Economia, Análise Financeira, Gestão de Custos, Contabilidade, entre outras, já que cada universidade nomeia as disciplinas diferentemente.


Leia mais: A importância da Estatística na Engenharia de Produção


Engenharia Econômica é a avaliação sistemática dos aspectos econômicos de soluções propostas para problemas de Engenharia. Mais especificamente, ela fornece métodos que permitem tomar decisões relacionadas à economia de forma a reduzir custos e/ou maximizar benefícios para alguma organização.
O conhecimento desta área pode ser crucial para algumas decisões, tais como:

  • Decisões “make or buy: algumas empresas precisam decidir entre comprar certa peça ou fabricá-la em suas dependências. Para isso, é necessário, por exemplo, ter noções de payback e custos envolvidos na produção;
  • Decisões de investimento: para avaliar investimentos usam-se, entre outros, os conceitos de taxa de retorno;
  • Comparações de alternativas: há diferentes métodos para analisar e decidir entre projetos, por exemplo;
  • Aquisição de equipamentos: ao decidir comprar ou não equipamentos, é útil saber não somente o preço, mas as taxas de depreciação dos produtos considerados;

Leia mais: Por que é importante que o Engenheiro de Produção aprenda Simulação


Dentro das organizações, o conhecimento e gerenciamento dos custos pode se tornar um fator crucial para a sobrevivência da empresa no mercado. A gestão de custos adequada ajuda a escolher um modelo apropriado de gestão, a identificação dos custos e de suas causas, a otimizar o uso da capacidade da empresa e a determinar preço de produtos de forma a não diminuir excessivamente as margens de lucro.


E você, já estudou alguma disciplina na área de Engenharia Econômica? Quais livros você recomendaria? Compartilhe conosco!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários