Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba quais serão as inovações das Olimpíadas de Tóquio em 2020

por Fabio Doom | 16/09/2016
Copiado!

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro mal acabaram, mas os japoneses já pensam em todos os detalhes das Olimpíadas de Tóquio, evento que acontecerá em 2020. Tanto pelo tempo – já que a tecnologia muda muito rápido – quanto pelo desenvolvimento do Japão, algumas inovações prometem deixar muita gente surpresa.
Especialistas estão investindo em novas tecnologias que devem ter o completo desenvolvimento até o evento, tanto para melhorar a experiência dos atletas como dos turistas. Saiba o que deverá virar realidade nos Jogos de Tóquio 2020.
toquio olimpíadas 2020

6 inovações impressionantes das Olimpíadas de Tóquio

  • Táxi autônomo

Não é de hoje que o carro autônomo é projetado por diversas empresas do mundo inteiro. Se agora esta inovação já caminha a passos largos, em 2020 já ficará disponível. No caso das Olimpíadas, o desejo é investir em táxis que andem sozinhos, por meio da empresa Robot Taxi, que já faz testes a respeito para que seja solicitado a partir de um aplicativo.
robot taxi
 

  • Cidade movida a hidrogênio

O ex-governador de Tóquio, Yoichi Masuzoe, disse que o governo investirá 330 milhões de dólares em uma cidade movida a hidrogênio, sobretudo na área olímpica, com ônibus e carros funcionando por meio deste combustível, além dos prédios dos atletas com eletricidade a partir do mesmo componente.

  • Transmissão em 8k

Todos os jogos das Olimpíadas de Tóquio serão transmitidos em 8k, uma resolução 16 vezes mais alta que o padrão que conhecemos hoje. No Japão, esta tecnologia já é quase realidade.

  • Aplicativo com tradução simultânea

O VoiceTra será uma das maiores inovações dos jogos de 2020, um aplicativo de tradução simultânea para ajudar os atletas de mais de 200 países, disponível em computadores e telefones públicos que ficarão em locais turísticos. Atualmente, o recurso já traduz frases em inglês, japonês, coreano e chinês.
Além disso, a Panasonic também está investindo em um gadget que parece um colar e é capaz de traduzir a língua japonesa em tempo real para dez idiomas.
voicetra japão

  • Combustível gerado por algas

Aviões movidos com combustível à base de algas marinhas está no plano da Boeing, que fará um consórcio com mais de 40 companhias aéreas para tornar o plano em realidade. Em comparação com as opções tradicionais feitas com petróleo, as algas diminuem as emissões de dióxido de carbono em até 70%. O maior desafio dos responsáveis, porém, é deixar essa alternativa mais barata e acessível, o que não acontece atualmente.

  • Meteoros artificiais

Tecnologia é o que não faltará na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, tanto que uma startup pensa em construir um pequeno satélite em formato de cubo, que será lançado para o espaço para promover uma chuva de meteoros artificias durante a comemoração e por toda a cidade.
Para isso, é preciso investir cerca de 4 milhões de dólares, visando também usar o satélite como ”uma ferramenta para observar continuamente a atmosfera”, revela um dos engenheiros responsáveis pelo conceito.
Já está permitido ficar ansioso?
Referência: Revista Exame

Copiado!

Comentários