Engenharia 360

Sabia que o bondinho do Pão de Açúcar é movido a energia solar?

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 16/09/2016 | Atualizado em 10/05/2022 2 min

Sabia que o bondinho do Pão de Açúcar é movido a energia solar?

por Clara Ribeiro | 16/09/2016 | Atualizado em 10/05/2022
Engenharia 360

Um dos principais cartões postais do Brasil e referência no mundo inteiro, o bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, agora é movido a energia solar fotovoltaica. A novidade foi implantada em decorrência de uma parceria entre a Panasonic e Alsol, empresa de energias renováveis.
E antes de tirar o projeto sair do papel, foi preciso analisar as características topográficas do local, o que se tornou um dos maiores desafios, já que o ambiente é de alta salinidade e cargas de vento. “Todo o projeto teve que ser calculado com muito rigor técnico, segurança e precisão. Em três semanas foram instalados 42 módulos, sendo 32 deles sobre a Estação de número 3 do Morro da Urca, última parada até o topo do Pão de Açúcar”, informou Gustavo Malagoli, diretor técnico da Alsol.

bondinho-do-pao-de-acucar-anderson-kuik-blog-da-engenharia

Bondinho do Pão de Açúcar (RJ) agora se movimenta a partir de energia solar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estrutura ainda recebeu 10 placas fotovoltaicas em uma parede vertical, que pode ser visualizada pelos visitantes do ponto turístico.
Para ter uma ideia do benefício que a nova tecnologia causará ao meio ambiente, toda a energia gerada e consumida no Pão de Açúcar é equivalente ao que 10 famílias médias consomem ao ano. Desta forma, com a instalação do sistema de captação de energia fotovoltaica evitará a emissão de aproximadamente seis toneladas de CO2 anualmente.
Uma curiosidade desse projeto é que os inversores de frequência utilizados foram desenvolvidos pela ABB, mesma empresa que forneceu os equipamentos elétricos para a o funcionamento do primeiro bondinho do Pão de Açúcar, em 1912.
Fonte: CicloVivo | Foto: Anderson Kuik

Continue Lendo

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo