Um dos principais cartões postais do Brasil e referência no mundo inteiro, o bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, agora é movido a energia solar fotovoltaica. A novidade foi implantada em decorrência de uma parceria entre a Panasonic e Alsol, empresa de energias renováveis.
E antes de tirar o projeto sair do papel, foi preciso analisar as características topográficas do local, o que se tornou um dos maiores desafios, já que o ambiente é de alta salinidade e cargas de vento. "Todo o projeto teve que ser calculado com muito rigor técnico, segurança e precisão. Em três semanas foram instalados 42 módulos, sendo 32 deles sobre a Estação de número 3 do Morro da Urca, última parada até o topo do Pão de Açúcar”, informou Gustavo Malagoli, diretor técnico da Alsol.
A estrutura ainda recebeu 10 placas fotovoltaicas em uma parede vertical, que pode ser visualizada pelos visitantes do ponto turístico.
Para ter uma ideia do benefício que a nova tecnologia causará ao meio ambiente, toda a energia gerada e consumida no Pão de Açúcar é equivalente ao que 10 famílias médias consomem ao ano. Desta forma, com a instalação do sistema de captação de energia fotovoltaica evitará a emissão de aproximadamente seis toneladas de CO2 anualmente.
Uma curiosidade desse projeto é que os inversores de frequência utilizados foram desenvolvidos pela ABB, mesma empresa que forneceu os equipamentos elétricos para a o funcionamento do primeiro bondinho do Pão de Açúcar, em 1912.
Fonte: CicloVivo | Foto: Anderson Kuik
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.