Engenharia 360

O que Fazer com seu Carro Durante e Após uma Enchente

Imagem padrão usuário
por Fabio Doom
| 18/02/2016 | Atualizado em 06/09/2023 3 min

O que Fazer com seu Carro Durante e Após uma Enchente

por Fabio Doom | 18/02/2016 | Atualizado em 06/09/2023
Engenharia 360

A cada ano, somos testemunhas, por meio da televisão, dos estragos causados pelas enchentes em diversos lugares, desde as grandes cidades até as regiões rurais. O impacto é significativo e frequentemente afeta os condutores que insistem em enfrentar as inundações com seus veículos, ou que acabam ficando presos devido ao rápido aumento do nível da água. Você sabe como agir com o seu carro durante e após uma enchente? Preparamos algumas orientações para que, caso se encontre nessa situação, saiba como proceder!

carro em enchente
Imagem de fxquadro em Freepik

Veja Também: Enchentes: o que precisa ser feito para prevenir e mitigar seus impactos?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Manutenção do Carro Após a Enchente

Em primeiro lugar, certifique-se sempre de ter um seguro para o seu automóvel. Além disso, a dica mais valiosa é: evite sair com o carro em meio a uma forte tempestade. No entanto, se já estiver enfrentando essa situação, é essencial manter a atenção. Dirija com cautela, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e acione o limpador de para-brisa.

Ao se deparar com uma área alagada, observe os outros veículos ao redor e verifique se a água está atingindo a metade das rodas. Se sim, tente retornar ou encontre um local seguro para estacionar, afastado de bueiros.

Se ainda assim for inevitável continuar, mantenha uma boa distância do veículo à frente, opte pelo centro da pista, engate a primeira marcha e acelere constantemente, controlando a velocidade com a embreagem. Nunca troque de marcha dentro da água, pois isso pode permitir a entrada de água no escapamento e fazer com que o motor se apague.

carro em enchente
Imagem de diana.grytsku em Freepik

Se o veículo não resistir e parar, evite tentar dar a partida. Isso ocorre porque a água pode ter invadido a câmara de combustão, travando o motor. Ligar o veículo nessas condições pode danificar as bielas, resultando em perda total. O melhor a fazer é sair do carro e tentar empurrá-lo até um local seco e raso. No entanto, essa recomendação se aplica apenas a pequenas inundações. Se a situação for impossível, abandone o veículo imediatamente e solicite assistência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após o susto, é imprescindível procurar a avaliação de um mecânico de confiança ou da seguradora. Caso o filtro de ar e o óleo não tenham sido afetados e não haja evidências de calço hidráulico, é possível que o carro possa ser utilizado novamente quando estiver completamente seco. Caso contrário, será necessário substituir peças e realizar reparos no motor, o que pode envolver um gasto de cerca de 3 mil reais.

carro em enchente
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Custos e Considerações sobre Seguro

Quando a água atinge todo o carro, é fundamental verificar o estado da carroceria e do interior do veículo. Comece removendo qualquer lixo interno, retirando os tapetes e deixando o carro exposto ao sol. Hoje em dia, existem empresas especializadas em limpeza e secagem de automóveis após enchentes, com preços variando de 500 a 3 mil reais.

No caso de uma recuperação completa de um modelo popular, os custos podem chegar a 10 mil reais, dependendo do tamanho do veículo. É importante lembrar que a indenização do seguro só será liberada em caso de perda total, ou seja, quando os danos superarem 70% do valor do carro. Isso ocorre após uma minuciosa avaliação, especialmente para determinar se você foi afetado pela água ou decidiu enfrentar a inundação por conta própria. Portanto, reforçamos mais uma vez: jamais tente enfrentar uma enchente, pois as consequências são graves e os prejuízos são consideráveis.

carro em enchente
Imagem de Freepik

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: G1, Jornal Extra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo