Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia Mecatrônica: criação, automação e tecnologia

Engenharia 360

3 min

POR Fabio Doom 18/02/2016

O nome pode parecer estranho para quem ouve pela primeira vez. De fato, muita gente confunde ou não sabe qual a real função de um engenheiro mecatrônico no mercado de trabalho.
A atividade desse profissional é fundamental para os diversos tipos de indústrias, desde a automobilística até a petroquímica.
mecatronica-engenharia-blog-da-engenharia
Também chamado de engenheiro de Controle e Automação em algumas instituições de ensino (saiba a diferença básica aqui), tem como função criar, operar e manter vários tipos de máquinas convencionais e tecnológicas em uma linha de produção.
Uma área bastante dinâmica, une mecânica, eletrônica (como o próprio nome diz), elétrica e informática. As principais funções de um engenheiro mecatrônico são:

  • criar e acompanhar a evolução de diversas máquinas, desde sua implantação até manutenção, otimizando cada vez mais o processo de produção;
  • conhecer diversos materiais e sistemas, como robótica, manufatura automatizada, óptica, microprocessadores e metrologia;
  • programar e integrar máquinas-ferramenta, desenvolver projetos robóticos, tornos mecânicos, caldeiras e motores de combustão;
  • aplicar e coordenar serviços de solda e ligação de diversas peças utilizadas na engenharia de maquinários;
  • implantar softwares de controle e automação;
  • fazer estudos e pesquisas de qualidade da linha de produção.

Jemima image003

+ O curso de Engenharia Mecatrônica

No Brasil, é necessário estudar 5 anos para se tornar um Bacharel em Engenharia Mecatrônica. O estudante deve gostar muito de cálculo (obviamente), mecânica, elétrica, tecnologia e informática, além de ser curioso, observador, criativo e dinâmico.
Entre as matérias que serão estudadas, estão Estática, Ciência dos Materiais, Química, Mecânica dos Fluídos, Termodinâmica, entre muitas outras. O curso está disponível em mais de 20 universidades em todo o país, entre públicas e privadas.
A partir do quinto semestre, já é possível fazer estágio, obrigatório em algumas faculdades. Muitas empresas de grande porte buscam por talentos, logo, são boas as chances de plano de carreira em várias organizações.
mecatronica-blog-da-engenharia

+ O mercado de trabalho para um engenheiro mecatrônico

Para atuar nessa profissão, é preciso, além do diploma, estar registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).
Para uma área que demanda muitos profissionais e tem muita concorrência , o diferencial é ser empreendedor e inovador, já que a mecatrônica é essencialmente tecnológica e busca sempre novidades e mudanças. Além disso, inglês fluente é primordial, bem como o domínio de softwares específicos.
O campo de trabalho está praticamente no setor industrial, como o automotivo, eletroeletrônico, autopeças e metalúrgicas. O mercado concentra boas oportunidades no interior de São Paulo, região centro oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), estados do Nordeste, como Bahia e Ceará, e na Zona Franca de Manaus.
Um estagiário de mecatrônica pode ganhar até 2500 reais, trabalhando 6 horas por dia. Já um profissional iniciante recebe 4 mil reais mensais, e com a experiência pode chegar a 10 mil reais.
Além de atuar na indústria, o estudante ainda pode fazer pós graduação e mestrado, para lecionar em diversas universidades e escolas técnicas.
Referências: IG, Guia do Estudante e Guia da Carreira / Fotos: Reprodução

Engenharia Mecatrônica
estudar engenharia mecatrônica
mecatrônica
mercado engenharia mecatrônica

Fabio Doom

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
ENEL realiza consumo médio de energia durante a pandemia: aprenda a fazer a medição
Saiba como medir a capacidade produtiva
Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ